27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba reabre Barracão Cultural após obras de restauro

Foto: SECOM
Postado em: 19/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Com a presença de autoridades, representantes de instituições de ensino, além de alunos, professores e a direção da Escola Municipal “Matheus Maylasky”, a Prefeitura de Sorocaba reabriu, nesta quinta-feira (18), o Barracão Cultural, antiga área de bagagem da Estação Ferroviária, localizada no Centro da cidade, após a conclusão das obras de restauro. O evento de reabertura contou com exposições da 56ª Semana do Tropeiro, além de uma apresentação de moda de viola com Arleques Violeiro, integrante da Orquestra de Violas “Zé Franco”.

 

As informações são da Secretária de comunicação.

 

A iniciativa de preservação do prédio histórico de Sorocaba foi possível graças ao convênio 777.397/2012, com o Ministério do Turismo, por meio da mandatária Caixa Econômica Federal (CEF). O restauro do Barracão Cultural englobou a revisão da cobertura e restauro das esquadrias, do revestimento de pintura, paredes internas, piso e fachadas. Esse convênio contempla, ainda, o restauro do Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e o Casarão de Brigadeiro Tobias, que, em breve, também serão reabertos ao público.

 

“É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, neste momento extremamente importante. Com trabalho e dedicação, conseguimos reaver esse convênio de 2013, com a Caixa Econômica Federal, que estava praticamente perdido, prestes a vencer, resgatando, com isso, a cultura da nossa cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

 

“A atual Administração Municipal, logo no início da gestão, tomou conhecimento que havia uma verba junto à Caixa Econômica Federal para o restauro dos prédios históricos de Sorocaba e que, infelizmente, estava prestes a vencer. Imediatamente, o prefeito Rodrigo Manga nos deu essa missão e, junto com a Jéssica Pedrosa (superintendente do CADI), conseguimos reaver esse recurso importante e garantir essas melhorias. Estou muito feliz em poder reinaugurar esse espaço hoje”, declarou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

 

Em sua fala, a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), Jéssica Pedrosa, destacou sua satisfação de estar presente na entrega do restauro do primeiro dos quatro equipamentos culturais previstos na parceria com a Caixa. “Agradeço ao prefeito pela confiança e ao secretário Zamuner por atender a todas as demandas que tínhamos para reaver essa verba junto à CEF. Ver, hoje, os alunos do ‘Matheus Maylasky’ aqui me deixa muito feliz e só reforça a importância da arte, da cultura e da educação para a nossa sociedade”, destacou.

 

O gerente da CEF, Rogério Fernando do Amaral, frisou a iniciativa do prefeito Rodrigo Manga e sua equipe para garantir as melhorias para a cidade. “Foi fundamental que a atual Administração, ao assumir a Prefeitura, resolveu tocar esse projeto que estava, infelizmente, há 10 anos parado. O nosso corpo técnico fica muito feliz com a entrega desta obra e desse retorno à população. Agradeço imensamente por essa parceria com a Caixa Econômica”, elogiou.

 

Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, da superintendente do CADI, Jéssica Pedrosa, e do gerente da CEF, Rogério Fernando do Amaral, participaram da reabertura do Barracão Cultural os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Fernanda Burattini (Comunicação), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana) e Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Santos, do vereador Fausto Peres, que é presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal, e do vereador Vinícius Aith.

 

Também estavam presentes o representante da CEF, Marcos Antônio Sansão, o presidente do Conselho Superior da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), Dante Cattuzo Junior, o promotor de Justiça e diretor da Fadi, Gustavo Gazolla, o Pró-reitor do Centro Universitário Facens, Luciano Freire, o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra, os representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Marcelo Nascimento e Mario Persico, a diretora da Escola Municipal “Matheus Maylasky”, Silvia Martins dos Santos, e a vice-diretora da mesma instituição, Selma Ribeiro.

 

 

Sobre o Barracão Cultural

 

O Barracão Cultural vai absorver parte da produção artística da cidade, com o intuito de que grupos, companhias, artistas individuais, coletivos, associações, dentre outros, possam utilizar esse espaço para ensaios, apresentações, oficinas, exposições e produção cultural.

 

O objetivo da Secretaria de Cultura é valorizar a diversidade cultural, criar ambientes propícios à criatividade e ao processo de produção cultural, promovendo a formação de público e diálogo entre os agentes culturais da cidade e as comunidades do espaço ocupado.

 

Para isso, neste ano, a Secult publicou um edital de chamamento para ocupação cultural do Barracão Cultural, no qual grupos, companhias, artistas individuais, coletivos, associações, dentre outros poderiam se inscrever. Com isso, o espaço público contará com uma programação variada e gratuita, até dezembro, com oficina de teatro, ensaio aberto de coral, aula de capoeira, encontros do Fórum Municipal de Hip Hop, entre outros.

 

Já, as exposições “Fragmentos da Memória Tropeira” e “Sorocaba, a Cidade da Feira de Muares” podem ser conferidas gratuitamente no Barracão Cultural até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. As mostras contam com itens do Museu Histórico Sorocabano e um acervo iconográfico que reproduz a história da cidade acerca do tema do Tropeirismo.

 

O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 330, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irmãos disputam um blusão de moletom na Justiça do Paraná

São Paulo lança plano de investimentos e diz que PIB do estado já voltou ao nível pré-crise

Show tributo a Michael Jackson acontece em Sorocaba dia 6 de outubro

Sorocaba registra 19.508 casos da Covid-19, 430 mortes e 18.829 recuperados

Evento de games beneficente agita Votorantim neste domingo

Isolamento social pode agravar castigos e palmadas, diz pesquisa