Devido à demanda de casos de síndrome gripal em todo o Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta a população sobre como agir nas situações de sintomas de gripe.

 

Quem tiver sinais leves, como febre, tosse, irritação na garganta, dor no corpo, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite, a orientação é que procure uma das quatro Unidades Sentinelas na cidade: São Guilherme, Fiori, Simus e Éden. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h, com exceção da São Guilherme, que atende 24 horas, de domingo a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos.

 

Já, as pessoas com sintomas graves, como falta de ar, desmaio, convulsão, confusão mental, doenças crônicas que pioram em função dos sintomas gripais e febre persistente acima de 39ºc, devem buscar a unidade de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) mais próxima.

 

De forma ágil, em função da procura, as equipes de todas essas unidades foram reforçadas, para ampliar o atendimento à população.

 

Medidas de prevenção

 

A SES orienta como medidas de prevenção: higienizar sempre as mãos; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; caso haja indicação, utilizar uma máscara protetora; evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas e manter o esquema vacinal em dia.

 

Horário das unidades

 

UBS Sentinela Éden – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
UBS Sentinela Fiori – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
UBS Sentinela Simus – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
UBS Sentinela São Guilherme – 24 horas todos os dias

 

UPH Zona Norte – 24 horas todos os dias
UPH Zona Leste – 24 horas todos os dias
UPH Zona Oeste – 24 horas todos os dias
UPA Éden – 24 horas todos os dias

 

PA Laranjeiras – 24 horas todos os dias
PA Brigadeiro Tobias – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA Carandá – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA Sorocaba I – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA São Bento – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos