03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba oferece curso para docentes da rede municipal com foco em processos de alfabetização e letramento

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 09/07/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está promovendo o Curso de Livre Escolha Alfabetização e Letramento – Desafios, Estratégias e Possibilidades, cujo primeiro encontro foi realizado no Centro de Referência em Educação (CRE), no último dia 29. A formação, oferecida a todos os professores da rede municipal de ensino, visa ampliar e atualizar o conhecimento acerca dos processos de alfabetização e letramento, proporcionando reflexões teóricas, além de metodológicas e práticas, que podem ser aplicadas ao método de ensino e aprendizagem.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Partindo do entendimento de que os processos de alfabetização e letramento são práticas indissociáveis e se complementam, os temas contemplados na proposta dessa formação visam dar suporte à imersão da criança na cultura da escrita e trazem assuntos que se desdobram em subtemas, ampliando as estratégias e possibilidades do fazer educativo em sala de aula.

 

O curso, com carga horária total de 30 horas, está organizado em seis encontros, seguindo até novembro e privilegiando, a cada mês, um tema diferente para estudo e reflexão, sendo eles: Alfabetização inicial – Conceitos e ludicidade na alfabetização; Gestão da sala de aula: metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem; Como estimular a conscientização fonológica tendo sucesso na alfabetização? O uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem; Estratégias de leitura e Escrita na alfabetização.

 

“Muitos dos conceitos iniciais sobre a psicogênese da linguagem oral e escrita já são de conhecimento dos docentes que atuam na Educação Básica. No entanto, quando propomos discuti-los, contextualizando-os a partir de experiências formadoras, considerando a história de vida de quem apresenta os conceitos na relação com eles e convidando os participantes a escreverem narrativas com suas próprias histórias e experiências sobre alfabetização e letramento, passa a ser uma oportunidade de revisitar memórias e reconstruir as relações com tais conceitos”, destacou a Prof.ª Dra. Sol Brito, uma das formadoras do curso, que participou do primeiro encontro.

 

“O curso tem como objetivo central refletir sobre a importância do processo de alfabetização e letramento, contribuindo com a prática docente, de modo a oportunizar vivências significativas em sala de aula, tornando o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais lúdico e significativo”, afirmou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Tully Vicentin de Almeida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chances de Sirlange se tornar vice-governadora de Tarcísio "se intensificam", diz Manga

João de Deus é condenado a 19 anos de prisão por abuso sexual contra mulheres

Bolsonaro entra com ação no STF pedindo suspensão de bloqueio de perfis de apoiadores

Guarda Civil Municipal prende dupla de traficantes no Júlio de Mesquita

Pfizer deve entregar ao Brasil mais de 1 milhão de doses por dia de vacina contra Covid até agosto

Bolsonaro volta a dizer que talvez tenha sido contaminado e não tenha tido sintomas da Covid-19