A prefeitura destaca a importância da manutenção dos terrenos e imóveis particulares, para que estejam sempre limpos, roçados, sem entulho, conforme determina a Lei Municipal. O Decreto que estabelece Situação de Emergência Pública no Município até o dia 30 de abril, endurece o cerco contra os infratores.
Os proprietários de terrenos ficam intimados a fazer a limpeza do imóvel em 48 horas, após a notificação. Antes, o prazo era de 15 dias. O não cumprimento acarreta em multa que pode chegar a mais de seis mil reais. Caso o agente de Zoonoses constate no imóvel a presença de criadouro com larvas do mosquito transmissor, o proprietário é passível de multa que chega a 1.768 reais. Em caso de reincidência, o valor aplicado dobra.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Sorocaba registra 6.827 notificações, 1.814 casos confirmados de dengue, e duas mortes em investigação. Já o Ministério da Saúde divulgou que também há 3 casos prováveis de chikungunya no município. A população pode colaborar com a Prefeitura sempre pelo telefone 156 ou o WhatsApp (15) 9 9129-2426. Se possível, é recomendado enviar mensagem contendo detalhes sobre o local a ser fiscalizado, como localização exato, além de vídeo ou foto do imóvel.