20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba inaugura viaduto de acesso entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 18/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou o viaduto “Fernando Dini Neto”, novo dispositivo de acesso rápido entre as avenidas Ipanema e Joaquim José de Lacerda, a J.J. Lacerda.

 

O trânsito pelo local já está liberado. A implantação da obra deve eliminar 60% do volume veicular na interseção, proporcionado melhores condições operacionais de trânsito na região, facilitando a circulação entre o Centro e a região da Zona Norte da cidade, além de condições mais favoráveis para agilizar as linhas que operam o corredor Norte/Sul do sistema BRT.

 

Um ato marcou o início da operacionalização do novo viaduto, onde houve o descerramento das placas e o corte da fita inaugural, pelo prefeito Rodrigo Manga e autoridades. A família Dini participou da homenagem à Fernando Dini Neto, que dá nome ao viaduto, na companhia dos filhos Flávio, Juliana e Heitor e dos irmãos Sônia, Heloísa, Emerenciano, Pedro e Luciano.

 

“Essa é uma obra extremamente importante para Sorocaba. Nossa cidade está vivendo um clima de harmonia e desenvolvimento, depois de muitos anos parada no tempo. Graças ao trabalho do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), que criamos em nossa gestão, obras, como esta, são entregues para o crescimento da cidade. Agora, seguiremos com as outras obras que estão em andamento, na Avenida Ulisses Guimarães, no córrego Itanguá e na Praça da Juventude, por exemplo. E, com certeza, haverá mais projetos grandiosos, em breve”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

 

As autoridades fizeram um passeio a pé pelo novo viaduto, em cuja execução foram utilizados 282,5 mil quilos de aço e 2.145 metros cúbicos de concreto. A obra teve um custo aproximado de R$ 10,9 milhões, com recursos de financiamento

 

“Trata-se de a primeira grande obra entregue, de um total de dez já programadas, via financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Temos, ainda, outras duas obras já em andamento, que são o viaduto sobre a Avenida Ipanema, interligando as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, e a construção das avenidas marginais do córrego Itanguá”, informou a responsável pelo CADI e coordenadora da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura de Sorocaba, Jessica Pedrosa, à frente do gerenciamento dessas obras.

 

Melhorias no trânsito

 

A J.J. Lacerda faz parte do complexo viário de ligação da Zona Norte com a Zona Industrial. Nesse corredor, circulam mais de 80% das linhas do transporte coletivo da região Norte, que fazem integração direta com outras linhas no Terminal Central Santo Antônio, além de registrar fluxo de 2.800 veículos de passeio, por hora.

 

“O entroncamento da J.J. Lacerda com a Ipanema era crítico, juntando seis vias. Os conjuntos semafóricos já não davam mais conta do fluxo e o viaduto chega para resolver esse desafio. Sorocaba ganha uma nova opção de interligação para deslocamentos diários, contribuindo para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana da cidade”, destacou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

 

A intervenção tem o objetivo de retirar as passagens dos cruzamentos em nível, onde a via estava cada vez mais adensada com o aumento de veículos em horários de pico, comprometendo a fluidez do trânsito.

 

O dispositivo permite o encurtamento do tempo para motoristas que se dirijem à Zona Norte, vindos das regiões do Alto da Boa Vista, Zona Industrial e das Vilas Progresso e Santana e, ainda, em direção às Vila Fiori, Hungarês e Brasilândia, por exemplo.

 

Sob o viaduto, as pistas baixas serão utilizadas por veículos rumo à Vila Carvalho, Trujillo e Altos da Vila Barão, que terão mais facilidade de trânsito com a interligação da Avenida J.J. Lacerda à Avenida Brasil, cortando a Avenida Ipanema, na parte inicial da Praça Adolpho Hannickel.

 

Na parte debaixo do viaduto, haverá uma praça, com urbanização diferenciada, custeada pela iniciativa privada, por meio da Unimed Sorocaba.

 

Obras de recapeamento e iluminação pública

 

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Manga recebeu um cheque simbólico, no valor de R$ 2,3 milhões, da deputada estadual Maria Lúcia Mary, para investimentos em obras de recapeamento e melhorias na iluminação pública. Além disso, a deputada anunciou o projeto de implantação da segunda unidade do “Bom Prato”, na Zona Norte da cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UPA do Éden oferece comprimidos antirretrovirais a quem se expôs ao HIV

Justiça autoriza quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro e Queiroz, diz jornal

Operação integrada para coibir “pancadões” e aglomerações resulta em 89 autuações de trânsito

Banco do Povo e Espaço Empreendedor retomam atendimento presencial na quarta-feira

Criação de cargos, área para BRT e projetos aos servidores são debatidos nesta 5ª

Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Theodoro Mendes