25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba entrega títulos de imóveis a 134 famílias do Nova Esperança

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 05/08/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito Rodrigo Manga realizou, na noite desta quarta-feira (4), a entrega de títulos de posse de imóveis a 134 famílias sorocabanas que moram no Núcleo Habitacional Jardim Nova Esperança III – Área I, as quais conquistaram um sonho de décadas, garantindo a segurança da posse do seu lar. A solenidade ocorreu na Escola Municipal “Avelino Leite de Camargo”, no Nova Esperança.


Realizado pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), o processo ocorreu por meio do Casa Digna Sorocaba, programa instituído pelo Decreto Municipal nº 26.065, de 11 de janeiro de 2021, que tem como intuito amparar as famílias sorocabanas que mais precisam ao direito da moradia digna.


“É uma alegria muito grande estar aqui hoje. Esse é o maior programa de regularização fundiária da história da cidade. Quero parabenizar vocês por esse sonho realizado! Pode ter a certeza de que todas as melhorias feitas aqui, como na praça, na sinalização do bairro, a operação tapa-buraco e esses títulos são só o início da atenção que este governo está dando para a região do Nova Esperança”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.


Por meio da regularização fundiária, a Prefeitura de Sorocaba garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana. Com o título de posse do imóvel, o cidadão pode viabilizar sua comercialização. Além disso, o documento facilita a contratação de empréstimo por meio de uma instituição financeira, já que a posse de uma propriedade legalmente constituída pode ser um requisito básico nesse tipo de operação.


“Agradeço a presença de todos aqui, nesta noite fria, e isso demonstra o anseio de todos vocês de garantir a escritura de suas residências, ou seja, garantir o direito à moradia”, afirmou o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia. O titular da pasta ainda agradeceu todo o empenho da sua equipe pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses, com velocidade, espírito coletivo, técnica e de portas abertas aos que mais necessitam.


Uma das moradoras beneficiadas com o título de posse do imóvel foi a diarista Janete Castilho, que mora há 25 anos em um imóvel na Rua Itanguá, no Nova Esperança, com o marido e dois filhos. “Agora, a casa é minha! Acabou a insegurança de alguém tirar a minha família dali. Estou muito feliz”, relatou.


A solenidade contou com a participação especial da servidora Aline Moura, que interpretou músicas da MPB, e ainda uma homenagem ao servidor da Sehab Luiz Henrique Ortiz Gonzales, que faleceu no dia 4 de julho deste ano, em decorrência da Covid-19, com um minuto de silêncio.


Também estavam presentes no ato os secretários municiais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Fernanda Burattini (Comunicação), o Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno, além do presidente do Legislativo, Cláudio Sorocaba, os vereadores Vitão do Cachorrão e Fábio Simoa e o diretor-executivo do programa Cidade Legal, Eric Vieira, representando o secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM que aparece em vídeo agredindo jovens de Paraisópolis é afastado das ruas

Trânsito no bairro Campolim será interditado para obras do Saae no domingo

Bolsonaro erra conta, soma -4 mais 5 e diz que PIB vai crescer 9%

Câmara suspende licitação de R$ 125 mil ao ano para fornecimento de celulares

Educação de Sorocaba inicia entrega de kits escolares

Nova fase da Marvel vai ter Thor Mulher, continuações e séries com Vingadores