Um dos projetos realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria da Cidadania (Secid), é o “Mãos Dadas”, dirigido a adolescentes que estão em medidas socioeducativas. São atendidos, atualmente, cerca de 40 adolescentes com esse perfil, junto ao programa parceiro da municipalidade, denominado SOS Jovem – Serviço de Orientação Socioeducativa, da entidade Serviço de Obras Sociais (SOS).
As informções são da Secretaria de Comunicação.
São jovens que se encontram em situação de conflito com a lei e estão, neste momento, recebendo a medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) ou de prestação de serviços à comunidade (PSC) e residem em áreas identificadas como de extrema vulnerabilidade.
Um grupo formado por esses jovens teve a oportunidade de realizar, no último dia 29, um passeio ao Sesc Sorocaba, onde participaram de várias atividades. Eles já haviam demonstrado o interesse em conhecer o local, quando houve uma reunião, em maio, com os responsáveis pelo programa municipal e um representante do Sesc Sorocaba, Fábio Saraiva Teles.
Assim, foram iniciadas as tratativas e a preparação, que culminou com a efetiva visita dos adolescentes. “A iniciativa foi muito importante, pois atende ao foco trabalhado pelas profissionais que atuam no projeto ‘Mãos Dadas’, buscando a reinserção social desses adolescentes”, descreve a responsável pela Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secid, Janaína Diniz.
No Sesc, os jovens puderam participar de várias atividades, conhecer as dependências do local, durante um tour monitorado, e desfrutar de uma tarde inteira de lazer e conexão com a cultura.