23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba define Projeto de Lei para regularizar atividade de Food Truck

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba apresentou, na manhã desta sexta-feira (10), o Projeto de Lei que propõe a regulamentação da atividade de Food Truck na cidade, durante reunião com comerciantes e empresários que atuam no setor, no Salão de Vidro do Paço Municipal. A medida foi assinada pelo prefeito Rodrigo Manga e será protocolada na Câmara Municipal.

 

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; do Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno; e do diretor de área da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), Fernando Marques.

 

A proposta do Executivo trata da comercialização de alimentos em equipamentos, como trailers, caminhões, furgões e congêneres, nas modalidades de Food Truck, em áreas privadas e eventos, assim como de operacionalização dos chamados Food Parks, que trata da exploração desse tipo de comércio em locais particulares, com caráter permanente, para o comércio de alimentos e bebidas.

 

“A finalidade, além de regulamentar tal atividade no município, é incentivar o turismo local, a geração de renda e o fomento à economia local. Ainda mais, considerando este momento de retomada da economia. Trata-se de uma atividade já regularizada em outros municípios e Sorocaba precisa disso, para que possa realizar eventos cada vez mais atrativos, além de fidelizar o consumidor sorocabano, dentro de nossa própria cidade”, destacou o vice-prefeito.

 

A execução da atividade de Food Trucks, além de cumprir as normas de postura, higiene, limpeza, saúde pública, segurança, trânsito e meio ambiente, deve atender diferentes condições listadas no projeto de lei. A autorização de uso do bem público deverá ser emitida pela Sedettur e caberá ao Poder Executivo delimitar o número de autorizações de uso a serem outorgadas e os locais públicos passíveis de utilização, além dos critérios para outorga. A utilização do espaço público para Food Truck será oneroso, com delimitação do valor do metro quadrado a ser pago por dia de uso.

 

“Sendo o projeto aprovado e virando lei, a Prefeitura publicará decreto municipal, estipulando as demais regras de operacionalização. A regularização da atividade de Food Truck e Food Park é uma oportunidade de fomentar eventos em locais abertos, realizados pela iniciativa privada e com o apoio do Poder Público”, destacou o diretor da Sedettur, Fernando Marques.

 

Segundo ele, a Sedettur tem sido procurada por diversos proprietários de Food Truck, a fim de regularizar e dar continuidade em suas operações atuais e, ainda, de pessoas querendo ofertar produtos e serviços semelhantes na cidade de Sorocaba. A empresária Liane Maragato é uma delas e esteve presente na reunião. “Estamos, há anos, esperando por um projeto desses, que é fundamental para que nós, empreendedores, atuemos de forma segura e respaldada pelo Poder Público”.

 

A primeira-dama e presidente do FSS enalteceu a proposta, sendo o Fundo Social também um facilitador para parcerias entre a Administração Municipal e a iniciativa privada, para dar amplitude a ações sociais, como a campanha ‘A Fome não é Fake!. “Esses eventos de Food Truck poderiam ter o apoio do FSS e de outras entidades, para viabilizar a arrecadação de donativos para o público mais vulnerável”, completou Sirlange Frate Maganhato.

 

O vice-prefeito reforçou o compromisso da atual Administração Municipal em realizar ações que gerem renda ao cidadão sorocabano. “O Poder Público está disposto a colaborar legalmente com todos os setores, seja de ambulantes, empresários, artesãos, comerciantes e demais setores de serviços. Há espaço para todos, de forma regularizada e ordenada. O objetivo é impulsionar Sorocaba ao desenvolvimento, sem esquecer-se da manutenção da qualidade de vida”, finalizou Fernando Martins da Costa Neto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Barracão Cultural recebe “Frankenstein – os monstros dos  outros e os nossos”

Rafael Zulu se revolta com retorno de William Waack à TV: ‘Branco que não gosta de quem tem pele preta’

Votorantim registra crescimento de postos de trabalho ativos pelo quinto mês consecutivo

Saae conclui primeira etapa da substituição de rede de água em bairros da Zona Industrial

Ação busca punir abuso sexual infanto-juvenil na internet

Denúncias de trabalho escravo crescem 35% em Sorocaba