19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba cede imóvel em Santa Rosália para uso da Polícia Militar

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 28/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba oficializou a cessão de uso do prédio que já foi sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no bairro Santa Rosália, à Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo. Nesse endereço, será instalado o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), que atualmente opera no Cerrado. A Lei Municipal n° 12.330/21, que formaliza o ato, foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga, no fim da tarde desta terça-feira (5), durante cerimônia no local.

 

Um termo de compromisso entre as partes havia sido assinado no dia 7 de março, pois já estava prevista a transferência das atividades do Saae/Sorocaba, para as novas instalações no Centro Operacional da autarquia, na Avenida Camilo Júlio, o que se efetivou em 22 de junho. No mês seguinte, em 6 de julho, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 235/2021, que autoriza a cessão de uso do imóvel situado na Rua Pereira da Silva, nº 1.285, à PM.

 

“Estamos honrando um compromisso que firmamos com a PM, que tem executado um trabalho exemplar em Sorocaba. Assim, daremos mais condições para que a Corporação execute suas atividades de forma ainda mais primorosa. A Prefeitura de Sorocaba tem orgulho do trabalho da PM e é parceira dessa instituição”, destacou o prefeito.

 

O prédio em Santa Rosália tem 5,5 mil metros quadrados, dos quais cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída. Além do 7º BPM/I, o local será ocupado pela Companhia de Força Tática e pela 4ª Companhia da PM. A medida atende a uma necessidade da PM, de descentralizar e otimizar a sua atuação em Sorocaba. Com isso, a instalação do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (14º Baep), que opera provisoriamente no complexo do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), será transferida para a atual sede do 7º BPMI, também no Cerrado.

 

“Trata-se de uma conquista importantíssima à PM. Com essa nova unidade, será possível que a Polícia Militar otimize as equipes que atuam na área administrativa da Corporação em Sorocaba, liberando maior efetivo para as ações de rua”, explicou o tenente-coronel Fernando de Agrella, comandante do  7ºBPM/I. Ele adiantou, ainda, que as reformas no prédio começam a partir desta quarta-feira (28) e que, a na próxima semana, o 7° BPM/I já estará operando no novo endereço. “Será uma mudança gradual. Depois, virão as outras unidades, conforme as reformas avançarem”, completou.

 

Além do prefeito e do comandante local da PM, a cerimônia de entrega da nova sede da PM contou com a presença do tenente-coronel no Exército, Rodrigo da Silva; bem como do deputado federal Capitão Derrite; do delegado Seccional de Polícia Civil, Mauro Guimarães Soares; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; e dos secretários municipais Cel. Vitor Gusmão (Secretaria de Segurança Urbana), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Marcio Carrara (Educação), além de Evandro Bueno, ouvidor-geral do Município; Carlos Rocco Júnior, corregedor-geral; e dos vereadores João Donizeti, Fábio Simoa, Ítalo Moreira, Luis Santos, Cícero João, Vinicius Aith, Fernando Dini e Cristiano Passos.

 

Descentralização do atendimento

 

No prédio da PM em Santa Rosália, vão operar 200 policiais, o que significa melhoria na eficácia e na agilidade em ações de segurança pública, sobretudo nessa e em outras regiões da cidade. Segundo o comandante Agrella, a PM está descentralizando sua atuação, mantendo ainda mais duas companhias na Zona Norte, uma no Alto da Boa Vista e outra na região central, além da base no Éden.

 

O deputado federal Capitão Derrite elogiou o empenho da Administração Municipal em possibilitar melhores condições de trabalho para a PM em Sorocaba e falou da importância da atuação conjunta das forças policiais. “Temos, aqui, representantes da Polícia Civil, Exército e da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, aliás esta que tem feito um excepcional trabalho. O foco é na cidade. Todas as forças policias trabalhando juntas e fortalecendo cada uma das instituições. Esse é o espírito quando o assunto é segurança pública”, frisou.

 

Homenagens

 

Ainda durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Manga fez a entrega da chave simbólica do prédio em Santa Rosália ao comandante do 7º BPM/I, tenente-coronel Fernando Agrella.

 

Em reconhecimento ao apoio dado ao 7⁰ BPM/I, a Polícia Militar prestou homenagem, por meio da entrega de honrarias da Corporação, ao prefeito Rodrigo Manga, ao deputado estadual Guilherme Derrite e ao tutor do Programa Vigilância Solidária em Santa Rosália, Roberto Ferreira Rodrigues. O evento encerrou-se com um desfile da tropa pelo pátio da nova sede do 7° BPM/I.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Um em cada três que tiveram Covid-19 recebeu diagnóstico de doença mental ou neurológica depois

Saae decide manter rodízio em Sorocaba, mas reduz tempo de corte de 13 para 10 horas por dia

Carla Zambelli se afasta da Câmara dos Deputados por gravidez

Polícia apresenta detalhes de assassinato de estudante encontrada no rio Sorocaba

Procedimento minimamente invasivo: afinal, o que é isso?

Zona Oeste terá empreendimento com o primeiro parque linear privativo da região