28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba reforça ronda preventiva nas escolas municipais

Foto: SECOM
Postado em: 07/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana (Sesu) e de Educação (Sedu), mais a Guarda Civil Municipal (GCM), ampliou a atuação do programa “Patrulha Legal GCM Sorocaba” nas escolas municipais e, com isso, também reforçou o patrulhamento já realizado pelas equipes de ronda nas unidades.

 

Desde esta segunda-feira (6), o “Patrulha Legal” iniciou um cronograma diário de visitas às escolas da rede municipal, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da GCM, em ações de cunho educativo, preventivo e de segurança.

 

Nesta semana, até sexta-feira (10), ao todo, 27 unidades escolares já serão visitadas, conforme programação definida previamente, ação coordenada pelo GCM Jamil Teixeira e pela gestora educacional da Sedu, Patrícia Justo Machado. A iniciativa teve início pelas Escolas Municipais “Dr. Hélio Rosa Baldy” (Jardim São Guilherme), “Profa. Renata Cabrerisso da Costa” (Jd. Jatobá) e “Profa. Julica Bierrenbach” (Jd. Cruzeiro do Sul).

 

“A equipe do programa ‘Patrulha Legal’ utiliza uma viatura caracterizada para ir até as escolas e realizar esse trabalho educativo e preventivo, despertando a atenção e a curiosidade dos estudantes. As visitas são voltadas, sobretudo, aos alunos no Ensino Fundamental, ou seja, às crianças. E, aos jovens, há também orientações sobre como ficar longe das drogas, pois essa é a prerrogativa inicial da iniciativa, por meio de palestras e bate-papos, cujo trabalho irá continuar e avançar”, destacou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, que participou da ação nesta segunda-feira, ao lado da secretária da Sedu, Marlene leite.

 

O objetivo é atender os alunos de todas as escolas municipais de Sorocaba, contribuindo para conscientizar crianças e jovens acerca de assuntos relevantes, como os inúmeros malefícios advindos do uso de drogas e, também, para que o ambiente escolar tenha a segurança sempre reforçada. “Ainda, é mostrar que a GCM e os Guardas Municipais são amigos das crianças. Eles passeiam pela escola, conversam com os alunos, professores e demais funcionários e estão ali para atuar diretamente em conjunto com toda a comunidade escolar. O aluno só tem que se preocupar é com o aprendizado. A receptividade de todos foi maravilhosa neste primeiro dia”, enfatizou a secretária da Educação.

 

E tal demonstração de empatia pôde, inclusive, ser constatada no momento em que o GCM Teixeira entrou em uma sala de aula, ocasião em que foi cercado e abraçado por todos os alunos presentes. “Isso é muito satisfatório e vai ao encontro do conceito do trabalho de Guarda Comunitária. A gente bate-papo, tira fotos e esclarece muitas dúvidas. As crianças interagem de verdade. A gente ganha a confiança dos estudantes e eles sabem que podem contar sempre com a GCM”, destacou o responsável do “Patrulha Escolar”.

 

“O GCM foi muito simpático em conversar com a gente e explicar sobre o cuidado ao ir embora e chegar à escola, que a criança não pode andar sozinha na rua, por exemplo, devendo  estar sempre com um adulto. E falou da importância de usar o uniforme da escola”, contou Lorena Setter, de 6 anos de idade, aluna do 1º ano Fundamental da E. M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”.

 

Diretora da E.M. “Profa. Renata Cabrerisso da Costa”, Karoline Meleiro do Nascimento frisou que a construção de vínculos é fundamental no ambiente escolar e que essa presença da GCM na escola dá um sentido ainda mais amplo a essa parceria. “As crianças são agentes transformadores e sabem que a GCM está ali para protegê-las e sempre ajudar no que for possível. Vale o aprendizado, o relacionamento e o estímulo à cultura da paz”, frisou a diretora da escola que reúne cerca de 270 alunos, do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

 

 

Ronda escolar

 

A ação do “Patrulha Legal” vem para somar com a atuação preventiva da GCM no entorno das escolas municipais, por meio das equipes de patrulhamento que fazem rondas no perímetro, assim como ao trabalho dos vigias em cada unidade escolar. “Ou seja, além da questão da segurança, as ações sociais e educativas fazem parte da proposta de um servir sempre humanizado por parte da Prefeitura”, complementa o secretário da Sesu, responsável por ministrar as palestras contra as drogas nas escolas, desde março deste ano.

 

Essa parte do programa tem como inspiração o Projeto Educacional de Resistência contra as Drogas e à Violência, criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, em função dos casos de uso e tráfico de drogas naquela cidade, que é uma das maiores norte-americanas. Modelo similar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), funciona, desde 1993, no Estado de São Paulo, gerido pela Polícia Militar (PM).

 

O Canil da GCM também tem marcado presença nas ações do “Patrulha Legal”, em especial com a participação do cão terapeuta Buddy, em momentos de interação com os estudantes. “Quanto mais iniciativas e ações voltadas para estreitar os laços entre família, escola e comunidade nessa luta, melhor, sempre enaltecendo e reforçando as posturas adequadas”, finaliza o secretário da Sesu.

 

O contato com a Secretaria de Segurança Urbana, para solicitações de agendamento de palestras do “Patrulha Legal”, pode ser feito diretamente na sede da pasta, que fica na Rua Castanho Taques, 100, no Jardim Ana Maria, ou pelo telefone: (15) 3212-9400. Outra forma de contato é pelo e-mail: sesu@sorocaba.sp.gov.br .

 

 

Agenda do “Patrulha Legal”

Nesta semana, a programação de visitas do “Patrulha Legal” em escolas municipais está definida da seguinte forma:

– 7/11 – Manhã – E.M. “Prof. Walter Carretero” – Conj. Habitacional Ana Paula Eleutério; CEI-96 – Conj. Habitacional Ana Paula Eleutério e CEI-87 -Conj. Habitacional Ana Paula Eleutério.

– 7/11 – Tarde – E.M. “Profa. Renice Seraphim” – Residencial Carandá; E.M. “João Batista Larizzatti Júnior” – Altos do Ipanema e CEI-91 – Jardim Bom Jesus.

– 8/11 – Manhã – CEI- 14 – Éden; CEI083 – Jardim Lena e E.M. “Oswaldo de Oliveira” – Jardim Jatobá.

– 8/11 – Tarde – CEI-17 – Jardim Sandra; E.M. “Dr. Achilles de Almeida” – Além-Ponte e E.M. “Prof. Wanderlei Acca” – Vila Assis.

– 9/11 – Manhã – CEI-07 – Santa Rosália; CEI-08 – Vila Progresso e E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” – Jardim Ferreira.

– 9/11 – Tarde – E.M. “Jaci Dourado Matielli” – Jardim Montreal; CEI-85 – Jardim Montreal e E.M. “Profa. Maria de Lourdes Martinez Martinez” – Jardim Santa Bárbara.

– 10/11 – Manhã – E.M. “Profa. Norma Justa Dall’ara” – Jd. São Carvalho; E.M. “Profa. Inês Rodrigues Cesarotti” – Jardim Bonsucesso e CEI-80- Vitória Régia.

– 10/11 – Tarde – CEI-31 – Jd. Gonçalves; CEI-43 – Jd. Gutierres e E.M. “Quinzinho de Barros” – Vila Hortência.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil registra 881 novas mortes por coronavírus em 24 h e bate recorde

Remédios terão reajuste de até 5,2%, após aval de Bolsonaro

Votorantim registra mais 11 casos de Covid-19 nesta terça-feira

Operação "Pancadão" prende 4 pessoas, faz 28 autuações e apreende 9 veículos em Sorocaba

Projeto oferece segunda opinião gratuita para diagnóstico de covid-19

Câmara aprova convênio com Santa Casa para gestão da UPH da Zona Leste