19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba adota uso de oxímetros para monitorar pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19

Agência Sorocaba
Postado em: 14/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia um novo trabalho de combate à Covid-19. Pacientes suspeitos e confirmados com a doença serão monitorados com o uso de oxímetros em suas residências.

De acordo com a SES, o uso do equipamento portátil vem como um reforço na Atenção Básica para assistência da saúde da população, de maneira simples e eficaz. Neste momento, o projeto será iniciado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vitória Régia e Ulysses Guimarães, ambas Estratégia Saúde da Família (ESF). A intenção é que o trabalho seja ampliado para outras unidades.

O município recebeu 139 oxímetros que foram doados pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) e pelo Instituto Estáter. O aparelho mede os níveis de oxigenação do sangue permitindo melhor controle do quadro clínico.

“Na Covid-19 pode ocorrer o que chamamos de hipóxia silenciosa (queda nos níveis de oxigenação), quando a pessoa ainda não sente falta de ar. É nesse momento que a intervenção da equipe de saúde pode evitar a piora na evolução da doença. Nossa intenção é realizar o monitoramento para diminuir a gravidade e mortalidade”, explica a médica e gestora da Atenção Básica, Tatchia Garcia.

A medição da quantidade de oxigênio no sangue, especialmente no tratamento à Covid-19, deve-se à necessidade de monitorar a média antecipadamente a um possível comprometimento dos pulmões pela doença, para melhor chance de recuperação. O uso do equipamento será monitorado por técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Caso haja necessidade, pacientes serão encaminhados às unidades de saúde do município. O projeto tem a parceria e integração com o Núcleo de Urgência e Emergência (Nugue) e Santa Casa .

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com país dividido, brasileiros vão às urnas escolher futuro presidente

Bolsa Atleta beneficia mais de 100 esportistas em Sorocaba

Vendas de motocicletas sobem 14% em abril, na comparação com 2021

Jaqueline corta ‘apadrinhados’ de Crespo que custavam quase R$ 2 mi ao ano

Câmara de Sorocaba defini cronograma e deve votar Orçamento 2021 até 9 de dezembro

MEC oferece cursos para capacitação de professores online e gratuitos