Após chegarem denúncias de pessoas com mais de 50 anos que se vacinaram contra a Covid-19 sem agendamento em pontos drive-thru que eram destinados a profissionais da Educação de 18 anos ou mais, a Prefeitura de Sorocaba, por determinação do prefeito Rodrigo Manga e por meio da Corregedoria Geral do Município (COR), abriu investigação na tarde desta quarta-feira (16) para apurar o ocorrido.

 

Segundo a COR, a averiguação preliminar começará a coletar as primeiras informações desse acontecimento, como, por exemplo, quantas pessoas que não são do grupo de profissionais da Educação receberam a vacinação nessa ação, relatos de servidores presentes nos drives e análise do planejamento de vacinação realizado pela Secretaria da Saúde (SES).

 

A investigação também averiguará se houve fura-fila e violação do Plano Nacional de Imunização (PNI), isso caso tenham sido vacinadas pessoas que não são dos grupos contemplados.

 

A vacinação contra a Covid-19 ocorrida nesta quarta-feira (16), no Instituto Humberto de Campos, na Igreja Universal do Reino de Deus – Unidade Centro e no Shopping Cidade Sorocaba, era destinada exclusivamente aos profissionais da Educação de 18 anos ou mais, conforme divulgação oficial da Prefeitura de Sorocaba à população e à imprensa.

 

Falha na aplicação

 

A Corregedoria Geral do Município (COR) também vai intervir na investigação do caso de uma mulher que foi imunizada contra a Covid-19, na última segunda-feira (14), em uma ação para profissionais da Saúde.

 

No momento da filmagem da vacinação dela, houve uma falha na aplicação pela estagiária de uma escola técnica de enfermagem e, posteriormente, a ação foi corrigida. A Secretaria da Saúde (SES) já notificou a escola técnica responsável para apurar o ocorrido, assim como a Prefeitura, também por determinação do prefeito Rodrigo Manga, abriu nesta quarta-feira (16) um processo de apuração para verificar qual foi o motivo do erro na aplicação.

 

Denúncias sobre irregularidades na vacinação devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.