28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para o programa de capacitação “Elas na Construção”

Foto: SECOM
Postado em: 23/08/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), realizou, na manhã desta terça-feira (22), a inauguração do programa “Elas na Construção” e deu início às inscrições para o curso direcionado às mulheres que desejam ingressar no ramo da construção civil.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação. 

 

O curso é totalmente gratuito e oferecido em parceira com Sesi/Senai, DD Máquinas, Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Sorocaba, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Centro Universitário Facens, Caixa Econômica Federal, Splice, Votorantim Cimentos, Guia do Construtor e Construtora Planeta.

 

O evento aconteceu no Teatro Municipal “Teotônio Villela” (TMTV), reunindo 250 pessoas. Ao longo da manhã, as participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras com mulheres profissionais do setor, sendo elas a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Priscila Rabano Budemberg; a engenheira civil e professora universitária Karina Leonetti Lopes; a gerente regional do Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), Ester Gonçalves; mais a empresária do ramo de construção civil, Gizélia Aparecida da Silva.

 

“Iremos proporcionar mais um curso de qualificação profissional, que, pela primeira vez em Sorocaba, é totalmente destinado às mulheres que desejam ingressar na área da construção civil. Com isso, elas irão conquistar a independência financeira e levar o sustento para seus lares”, ressalta a primeira-dama de Sorocaba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato.

 

Logo após as palestras, as mulheres ali presentes puderam fazer as inscrições para o curso de capacitação profissional, que se seguem até o dia 29 de agosto, de forma on-line, pelo link: https://abre.ai/elasnaconstrucao ou pelo QR Code (código na arte, em anexo).

 

“Vamos capacitar mulheres para um setor que acompanha o crescimento acelerado da cidade. Essa importante ação da Prefeitura de Sorocaba, em parceria do Poder Público com escolas e instituições de renome no munícipio e com a iniciativa privada, proporcionará uma ótima qualificação profissional a essas mulheres”, afirma o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini.

 

Com previsão de início no dia 4 de setembro e encerramento no dia 17 de novembro, o curso do programa “Elas na Construção” terá aulas técnicas de pintura imobiliária e com efeitos decorativos; de assentamento de revestimento cerâmico; auxiliar de almoxarife; eletricista residencial; segurança no trabalho em altura, além de matérias de educação financeira, regimento da categoria, entre outras.

 

“Trabalhamos incansavelmente para capacitar profissionalmente os moradores de Sorocaba e que nunca lhes falte emprego e renda para levar o pão de cada dia às suas casas. Esse curso também tem papel fundamental na quebra de tabus e na inserção da mulher, cada dia mais, no ramo da construção civil e nos mais diversos cargos”, ressalta o secretário da Sedetur, Paulo Henrique Marcelo.

 

Aos 51 anos, a fotógrafa Simonia Silva decidiu aprender uma vocação diferente da qual trabalha atualmente. “Fiquei interessada pelo curso voltado às mulheres e com sua inserção nesse ramo de atuação, que é tão promissor. Parabéns à Prefeitura de Sorocaba pela ótima iniciativa!”, concluiu.

 

Mais informações sobre o programa “Elas na Construção” podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2503.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba tem decisão favorável do TCE/SP sobre processo dos kits de robótica

Votorantim registra mais 14 casos de covid-19

João de Deus: Federação Espírita condena atendimentos individuais após denúncias

Festa Junina de Votorantim anuncia Ana Castela, Luan Santana e Jorge e Mateus como atrações

Idosos de 60 anos ou mais recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta

Queda de árvore destrói parte de cobertura de associação educacional e deixa 170 crianças sem aula