Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura culpa população e Estado, e promete 20 leitos de Covid-19 até sexta

Arquivo
Postado em: 07/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba divulgou nota à imprensa nesta segunda-feira (07) para informar que contratualizou 20 leitos  de enfermaria para o enfrentamento à Covid-19 junto ao Hospital Santa Lucinda, por meio de convênio, que devem ser disponibilizados até a próxima sexta-feira (11). A Prefeitura ainda aproveitou para elencar o relaxamento da população quanto às medidas de segurança e a desativação de leitos por parte do Governo João Doria como fatores do aumento da taxa de ocupação hospitalar da cidade. 

Segundo a Prefeitura, a disponibilização de outros 10 leitos de enfermaria está sendo analisada pela equipe de gestão da Secretaria da Saúde (SES), podendo ser deliberada nos próximos dias, ainda sem local definido.

Sorocaba registrou nesta segunda-feira 100% de ocupação de leitos públicos de UTI para o enfrentamento à Covid-19 e apenas 1 vaga de enfermaria, no Hospital Adib Jatene. 

Para essa nova contratação de leitos, a SES consultou todos os potenciais prestadores do terceiro setor do município, entre eles, Santa Casa, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Hospital Santa Lucinda e Hospital Evangélico e apresentou a proposta de convênio. Apenas o Santa Lucinda respondeu à consulta, mas informou que a capacidade instalada da unidade de saúde neste momento é de disponibilização de 20 leitos.

Os leitos propostos são de enfermaria clínica de baixa e média complexidade e o investimento no hospital será de R$ 737,59/dia/leito, o que gera um total mensal de R$ 442.554,00. O recurso é proveniente de verba específica para o tratamento da doença, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

O aumento na ocupação dos leitos Covid

Segundo a Prefeitura, pelo menos dois fatores têm colaborado para o aumento do percentual de ocupação de leitos na cidade. Um é o fato de a população, principalmente os mais jovens terem relaxado no processo de segurança para se evitar a transmissão viral. A ocorrência de eventos que reúnem muitas pessoas facilita a disseminação da doença. Outro fator que contribuiu para o aumento na ocupação é a desativação, pelo governo de São Paulo, dos leitos de enfermaria e de UTI Covid, em todos os municípios paulistas.

Com esse corte, Sorocaba perdeu 8 UTI´s do Conjunto Hospitalar (havia 20) e 15 do Hospital Adib Jatene. As duas unidades de saúde que atendem a quase 50 cidades da região, contam agora com apenas 20 leitos de UTI para os casos mais graves e outros 13 leitos de enfermaria Covid.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia faz megaoperação integrada em Sorocaba para apreender armas e drogas

Conselho da Educação de Sorocaba denuncia falta de estrutura para trabalhar

Pista de Caminhada do Parque Campolim recebe melhorias da Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba registra 24ª morte confirmada com a covid-19 e 20 novos casos

Apagão na Venezuela deixa pelo menos 15 pessoas mortas; Maduro acusa EUA

Jovem é baleado após invadir empresa e furtar carro com rolo de cobre