27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura conta com drones para ações de segurança com videomonitoramento aéreo

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), passa a contar com duas aeronaves não tripuladas (drones), para serem utilizadas em ações das equipes da Defesa Civil, da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e em importantes operações de inteligência, preventivas e especiais da GCM.

 

Os equipamentos, incluindo uniforme completo para os integrantes da Defesa Civil, foram oficialmente entregues, nesta terça-feira (11), durante ato na sede da Sesu. Além do secretário da pasta, Alexandre Caixeiro, participaram também o comandante da GCM, Henrique de Agrella, o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Davi Dutra, e os vereadores Dylan Dantas, Rodrigo do Treviso e Fausto Peres, autores das emendas parlamentares que enviaram recursos para a compra dos equipamentos.

 

Os drones são de última geração, equipados com luzes auxiliares, farol, alto-falantes e câmeras termais. “Eles serão utilizados, cotidianamente, em ações de monitoramento, defesa civil, vistorias ambientais, ações de inteligência e operações especiais”, complementa o secretário da Sesu. A utilização das aeronaves não tripuladas permite monitorar grandes áreas, potencializando as ações dos recursos humanos em diversas ações da Sesu.

 

Os equipamentos também são preparados para realizar mapeamentos georreferenciados, durante o dia ou à noite. “As câmeras térmicas são diferenciais, pois captam imagens especiais, sem a necessidade de iluminação, gerando arquivos úteis e que podem subsidiar planejamentos, ações e pós-operações”, informa o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba.

 

A Sesu já conta, inclusive, com dois GCMs da Divisão de Operações Especiais e Inteligência capacitados para operar os drones. Entre os dias 26 e 30 de setembro, eles participaram de treinamento da 4ª Turma Dronepol 2022, em São Paulo, no “Curso de Operação e Fiscalização de SARP (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas)”, referência em todo o País na preparação de operadores de drones para uso pelas Guarda Civis e demais instituições policiais.

 

O curso é essencial para a operação, administração e gestão dos equipamentos, permitindo o cadastramento e a homologação das aeronaves, pilotos e planos de voos junto às agências reguladoras, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

 

As aulas, em São Paulo, foram ministradas por Guardas Civis Metropolitanos, da Divisão de Tecnologia Geoespaciais (DTG – Dronepol), e já permitiram multiplicar, nesta semana, o conhecimento adquirido para outros oito GCMs da Sesu. Os ensinamentos têm foco na legislação específica para drones, tecnologias embarcadas, segurança de voo e procedimentos durante ações das atividades.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba entrega revitalização da Praça “Jossei Toda” no Jardim Piazza Di Roma

Crespo conhecia atividades ilegais na prefeitura, aponta troca de e-mails

Jovem é flagrado usando farda da PM para andar de graça em ônibus

Insatisfeito com a eleição de Lula? Psicólogos apontam caminhos para elaborar o resultado

Lula diz que país voltará a crescer e critica juros altos

Brasil ultrapassa 120 mil vítimas da Covid-19