A Prefeitura de Sorocaba confirmou na noite desta quinta-feira (21) a denúncia feita mais cedo pelo vereador Rodrigo Manga (Republicanos) de que parte da estrutura da Policlínica Municipal está sendo transferida para o Hospital de Campanha de Sorocaba. Segundo a Prefeitura, essa "ação visa salvar as vidas do acometidos pela Covid-19".
De acordo com informações da Secretaria da Saúde, a ação tem "o objetivo de promover economicidade e realizar uma assistência de qualidade no Hospital de Campanha". Segundo a Prefeitura, os equipamentos e insumos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Policlínica Municipal de Especialidades "Edward Maluf", estão sendo compartilhados para o Hospital de Campanha.
Mais cedo, o parlamentar sorocabano fez uma transmissão ao vivo em uma rede social de dentro da Policlínica, onde denunciou a retirada dos equipamentos da unidade para o Hospital de Campanha. Segundo o vereador, a situação dos atendimentos na unidade tende a piorar. As imagens mostravam a deterioração do local.
A Prefeitura informou que essa atitude visa "otimizar o uso dos recursos já disponíveis". A administração municipal salientou que tanto as UBSs quanto a Policlínica "não ficarão desabastecidas e continuam prestando assistência à comunidade".
Jaqueline também fez vídeo
Na tarde desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba publicou em seu site oficial um vídeo da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) em que ela afirma que o Hospital de Campanha "já está pronto". A chefe do executivo fez a gravação do vídeo dentro da unidade, com profissionais da Secretaria da Saúde simulando um atendimento.
"Inicialmente, na primeira fase, teremos 22 leitos funcionando e partir de segunda-feira (25) poderemos atender os pacientes", explicou a prefeita. "Precisamos da colaboração de vocês. Nós estamos preparados, mas agora é hora de fica em casa", concluiu Jaqueline.