24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura comunica a morte da elefante Haisa do Zoológico de Sorocaba

Arquivo
Postado em: 18/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba comunicou na noite desta quarta-feira (18) que a elefante Haisa morreu. Um guarda civil municipal (GCM), que fazia o patrulhamento no local, estava próximo ao recinto e presenciou o momento em que Haisa morreu. Ele  imediatamente acionou a equipe técnica do zoo que, ao chegar, constatou a morte do animal. Todos os funcionários estão em luto. De acordo com a Sema, será feita a necropsia e os exames associados para identificar a causa da morte.

Leia a íntegra da nota de pesar da Prefeitura:

É com muito pesar que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que a querida Haisa, elefante asiática do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", morreu na noite desta quarta-feira (dia 18), por volta de 19h.

Um guarda civil municipal (GCM), que fazia o patrulhamento no local, estava próximo ao recinto e presenciou o momento em que Haisa morreu. Ele  imediatamente acionou a equipe técnica do zoo que, ao chegar, constatou a morte do animal. Todos os funcionários estão em luto.

De acordo com a Sema, será feita a necropsia e os exames associados para identificar a causa da morte.

Haisa chegou ao "Quinzinho de Barros" em 1995, já adulta, vinda de um circo. Estima-se que ela tinha mais de 60 anos, sendo considerado um animal bem idoso e, por isso, recebia uma rotina de cuidados especiais.  

Desde o mês de maio deste ano, Haisa vinha apresentando dificuldade locomotora. Após avaliação clinica e exames foi constatado um quadro de artrose, uma doença degenerativa que não tem cura.

Haisa vinha sendo medicada com anti-inflamatórios, analgésicos e condroprotetores (complementos que estimulam a nutrição, hidratação e regeneração das cartilagens), e estava apresentando melhora satisfatória.

Todos os demais cuidados em prol da qualidade de vida da Haisa, além do controle da artrose, vinham sendo tomados por toda a equipe do zoológico de Sorocaba. Ela recebia uma atenção especial dos tratadores que passavam praticamente o dia todo junto com os elefantes, fornecendo uma dieta equilibrada, cuidados médicos veterinários e atividades de enriquecimento ambiental.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortes por Covid-19 na Grande SP indica que restrições podem aumentar

Motociclistas ‘voam’ após motos se chocarem em Tatuí

Saae divulga cronograma de ações educativas sobre uso consciente da água até dezembro

Sindicato acusa Crespo de terceirizar educação para pagar a campanha política

Sorocaba registra 20.931 casos da Covid-19

Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 2.600 após perder ação para Jean Wyllys