A Prefeitura de Sorocaba está autorizando os estabelecimentos comerciais a utilizarem a vaga em frente ao seu ponto, para que operem em sistema drive-thru de entrega de mercadorias. O uso desses bolsões terá caráter temporário, entre os dias 15 e 30 de março. Com a mesma finalidade, fica ainda permitida a utilização de estacionamentos privados para realizar esse tipo de entrega, mediante parceria firmada entre as partes.
As medidas constam no Decreto 26.143, assinado pelo prefeito Rodrigo Manga na tarde desta quarta-feira (17), durante entrevista coletiva à imprensa no Paço Municipal.
“Estamos em um momento crítico e buscamos alternativas para minimizar o impacto da pandemia aos comerciantes, respeitando o que está definido pelo Plano São Paulo de combate à Covid-19. Essa é mais uma ação do Poder Público e que já está valendo hoje, a partir da publicação deste decreto”, afirmou o prefeito.
A autorização para o uso da vaga deve ser solicitada pelo representante do estabelecimento comercial, mediante requerimento encaminhado à Urbes – Trânsito e Transporte, exclusivamente pelo e-mail: autorizacao.transito@urbes.com.br . O pedido deve conter dados e informações técnicas que justifiquem o uso da vaga e será analisado por técnicos da Semob.
“O pedido já pode ser protocolado e todos os casos serão verificados uma a um, para definir se o pedido é, de fato, viável no espaço pleiteado, bem como a quantidade de vagas, sem que comprometa as normas e a fluidez do trânsito”, destaca o secretário de Mobilidade.
Tanto Mauro Miranda, como Fernando Magno, destacaram a importância do Poder Público em manter um diálogo com os comerciantes e entender as necessidade do setor. “Trata-se de uma ação criativa, que valoriza o comerciante, sem causar aglomerações. Agora. vemos a Administração Municipal como uma mão amiga”, complementou Mauro.
Vacinas para a população
Ainda durante a entrevista coletiva à imprensa, o prefeito falou que a compra de vacinas contra a Covid-19 é prioridade da Administração Municipal. “Não vamos medir esforços em viabilizar essa iniciativa. Estamos colocando nossas forças nisso, em imunizar a população o mais rapidamente possível”, citou.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, fez a solicitação de compra a todas as empresas que estão produzindo a vacina, independentemente dos imunizantes estarem, ou não, já liberados no Brasil. “Queremos nos antecipar à burocracia e o objetivo é formalizar parcerias público-privadas para viabilizar a compra de mais vacinas, assim que autorizadas”, frisou o chefe do Executivo.
O prefeito Rodrigo Manga adiantou que recebeu resposta de três laboratórios, sinalizando a possibilidade de atender à demanda do município. “Dentro da capacidade de cada um, a Novavax poderia nos atender com 300 mil doses, a Covivac com 100 mil e mais 100 mil da Sinovac. Mas também fizemos pedido de 300 mil doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, e estamos no aguardo”, finalizou.
Outro anúncio feito pelo prefeito, e que deve ser implementado até a próxima semana, é um projeto que modifica o sistema de atendimento em algumas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que se tornem exclusivas ao atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19.