20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura aponta que qualidade de vida em Sorocaba é ‘ótima’ ou ‘boa’

Postado em: 12/03/2019

Compartilhe esta notícia:

A qualidade de vida da cidade de Sorocaba foi classificada como “ótima” ou “boa” por 51% dos moradores, segundo aponta levantamento divulgado esta semana pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat).

De acordo com o estudo, apenas 9% avaliaram como “ruim” ou “péssima”, sendo que outros 40% classificaram como “regular”. Em dois meses o índice dos que classificaram a qualidade de vida da cidade de Sorocaba como “ótima” ou “boa” subiu 11 pontos porcentuais.

A cidade que possui aproximadamente 670 mil habitantes voltou a receber “Alto Grau de Satisfação” no que se refere ao bem-estar da população. Esse indicador é reflexo das ações e investimentos implementados pela administração do prefeito José Crespo, que desde que assumiu o governo tem priorizado investimentos voltados ao desenvolvimento mas que estejam em sintonia com a ampliação da qualidade de vida dos sorocabanos.

De acordo com o estudo, realizado no quarto trimestre de 2018, a Qualidade de Vida de Sorocaba registrou 685 pontos em uma escala que vai de 200 a 1.000 pontos. O Alto Grau de Satisfação é a classificação exclusiva dos segmentos que conquistam entre 650 e 799 pontos.

Conforme destaca o estudo, “o município conquista altos índices de satisfação em ‘Qualidade de Vida’ há um tempo”. Os levantamentos trimestrais da Indsat mostraram que o segmento só foi classificado com Grau Médio de Satisfação no 2º trimestre do ano passado, quando o índice obtido foi de 646 pontos.

O cálculo do grau de satisfação da Indsat é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, com base nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 moradores avaliam 16 serviços públicos prestados em Sorocaba. A Qualidade de Vida do município registrou 40% de “ótimo” e “bom”, 50% de “regular” e 10% de “ruim” e “péssimo”. Metade dos sorocabanos consideram a Qualidade de Vida mediana, mas ainda de acordo com o estudo “a reprovação é relativamente baixa”.

Na prática…

O prefeito José Crespo, desde que assumiu o governo, intensificou as ações e investimentos voltados à qualidade de vida dos sorocabanos. E tais ações desenvolvidas na atual administração certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a conteinerização, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

As ações não param por ai, no fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km.

Somente em 2018, ao menos 58 bairros de Sorocaba foram beneficiados com ações e obras de melhorias em infraestrutura e qualidade de vida. Implantação de contêineres, pavimentação, recape e sinalização de ruas e avenidas; instalação de semáforos, ampliação do sistema de iluminação pública, revitalização e implantação praças e academias ao ar livre são alguns dos investimentos em melhorias que chegam à população sejam por meio de secretarias específicas por até mesmo por meio de ações conjuntas, como o programa “Recupera Sorocaba”, implementado pelo governo do prefeito José Crespo, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), que já beneficiou dois bairros da Zona Sul, três da Zona Norte e outros três da Oeste. Em dezembro, a região central da cidade.

Um exemplo de obra que resultou diretamente na qualidade de vida dos moradores está nos bairros Ipiranga e Jardim Abatiá. Isso porque, onde antes existia lixo, mato alto, esgoto a céu aberto, mau cheiro, foi transformado em um Centro de Lazer de 28 mil m², inaugurado em abril deste ano pelo prefeito José Crespo. O espaço foi recuperado e nem de longe lembra aquela área completamente degradada que os moradores foram obrigados a conviver por muitos anos. Um verdadeiro risco à saúde pública. O local conta com quadra poliesportiva, pista de caminhada em saibro, playground, além de uma ciclovia e academia ao ar livre.

Outro exemplo é o bairro Chácaras Ana Maria, localizado na rodovia João Leme dos Santos, próximo ao campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), também recebeu melhorias, entre as quais a recuperação de 3 quilômetros de vias rurais por meio do nivelamento do asfalto e da remoção de defeitos do pavimento no itinerário dos ônibus de transporte coletivo, o que fez com que seja eliminada a poeira em dia de calor e o barro em dias de chuva. O bairro ainda recebeu uma linha de ônibus do transporte coletivo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro inclui academias, salões de beleza e barbearias em serviços essenciais durante pandemia

Justiça bloqueia mais R$ 5 bi da Vale para auxílio a vítimas em Brumadinho

Salles se diz surpreso e classifica operação da PF de desnecessária

Bolsonaro sugere fazer cocô dia sim, dia não para preservar o ambiente

Estudo aponta que vacina da Oxford tem 82% de eficácia após 2ª dose

Manga discursa ao lado de Bolsonaro e defende sua reeleição: "melhor para o Brasil"