23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitos de Sorocaba e Votorantim se reúnem para discutir situação dos leitos de ambas as cidades e ações conjuntas

Secom Votorantim
Postado em: 13/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) com o chefe do Executivo da cidade de Votorantim, Fernando Oliveira, com objetivo discutir medidas conjuntas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. A reunião ocorreu no gabinete da prefeita de Sorocaba, no Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”.

Um dos principais pontos discutidos durante a reunião foi a preocupação com a elevação da ocupação dos leitos hospitalares voltados ao tratamento da covid-19 e da possibilidade de haver um colapso no sistema de saúde dos hospitais das duas cidades.

Na sexta-feira passada, dia 10, o governo do Estado de São Paulo colocou a região de Sorocaba, composta por 48 cidades, na Fase Laranja. Entretanto, no mesmo dia, a prefeita Jaqueline Coutinho anunciou que a cidade se manteria na Fase Vermelha do Plano São Paulo, por mais uma semana. A decisão foi justificada devido à taxa de ocupação de leitos e a fila de espera de pacientes que aguardam internação. 

Da mesma forma, segundo explicou o prefeito de Votorantim, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13) o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 decidiu que o município manterá, nesta semana, até a próxima sexta-feira (17), as restrições previstas na chamada faixa vermelha do Plano SP. 

A decisão acompanha aquela adotada por Sorocaba levando-se em conta, principalmente, a saturação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, não apenas no município como na região. Em Votorantim, o hospital municipal “Lauro Roberto Fogaça” apresentava nesta segunda-feira uma taxa de 81,9% de ocupação da terapia intensiva. Já em Sorocaba, essa taxa, segundo dados da pasta da Saúde, estava em 100%, até às 17h desta segunda-feira.

“Fundamental ambos municípios estarem alinhados nas ações e medidas que vêm sendo adotadas, diante do fato de serem conurbados. Na próxima quinta-feira (16) voltaremos a nos reunir para ver a situação da evolução da doença e da situação dos leitos clínicos e de UTI para que possamos avaliar o avanço para a Fase Laranja, ou não”, disse a prefeita.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pesquisa aponta queda de desinformação sobre fraude eleitoral após Twitter banir Trump

Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump, e caso vai para o Senado

Roubos na região de Sorocaba têm aumento de 49,8%, segundo dados da SSP

Em 1º teste como cabo-eleitoral, Bolsonaro só elege 13 de 59 candidatos; Sorocabano está na lista

Fiscalização multa 1 e fecha 16 estabelecimentos por descumprimento de decreto

Jaqueline prorroga quarentena até o dia 10 e Sorocaba segue na fase laranja