14 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prazo para pedir 1º título e regularizar situação eleitoral encerra na quarta-feira

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Postado em: 29/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Os cidadãos podem contar com os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Poupatempo para regularizar a situação eleitoral. Até a próxima quarta-feira, 4 de maio, é possível solicitar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar na próxima eleição, previstas para o dia 2 de outubro.

 

Atualmente são 13 unidades no estado, na capital, Região Metropolitana e interior que oferecem serviços do TRE: Itaquera, Lapa, Santo Amaro, Sé, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Franca.

 

Para comparecer aos locais indicados é necessário realizar agendamento de data e hora no portal (www.poupatempo.sp.gov.br). Entre os serviços disponíveis estão a transferência de domicílio eleitoral, regularização do título, cancelamento e solicitação do primeiro documento. Os jovens que completarem 16 anos até a data marcada para a eleição, em 2 de outubro, também já podem tirar o título.

 

Nos canais digitais do Poupatempo, portal, app Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, é possível ainda realizar consultas de local de votação e da situação eleitoral e emitir certidão de quitação eleitoral e certidão de crime eleitoral.

 

Nos primeiros três meses deste ano, o Poupatempo já contabilizou cerca de 650 mil atendimentos do TRE. Desses, quase 580 mil foram pelos canais digitais do programa. É importante lembrar que o voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

 

Sobre o Poupatempo 

 

Administrado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado – o Programa Poupatempo tem 24 anos de existência e já realizou cerca de 690 milhões de atendimentos à população em suas 134 unidades.

 

Com o início da pandemia, em março de 2020, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços, para melhor atender a população. A meta é chegar a mais de 240 opções eletrônicas em 2022.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hamas aguarda resposta israelense sobre proposta de trégua em Gaza

Sorocaba registra saldo positivo de empregos pelo 10º mês consecutivo no ano

Ministro da Justiça determina novo inquérito sobre morte de Marielle Franco

Acordos brasileiros por vacina russa contra a Covid-19 estão parados

Pfizer planeja ter mais de 1,3 bilhão de vacinas contra covid em 2021

Bolsonaro visita loja de sua ex-funcionária fantasma em Angra e se queixa de derrota de Wal do Açaí na eleição