16 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

População pode escolher nomes para os quatro filhotes que nasceram no zoológico de Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir desta sexta-feira (10), a população já pode participar da campanha on-line para dar nome a quatro filhotes que nasceram neste ano no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. São eles: um macho de onça-pintada (Panthera onca), uma fêmea de lhama (Lama glama), um macho de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e uma coruja-orelhuda (Asio clamator), cujo sexo ainda é desconhecido. Para votar basta acessar o site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema): http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. O período de votação ocorrerá até o dia 19 de julho.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a atividade de Educação Ambiental visa aproximar a população desses animais e também do importante trabalho desenvolvido no zoo, que é responsável pela conservação e cuidados de várias espécies ameaçadas. Para isso, o zoo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas e ainda se destaca como centro de pesquisas biológicas e veterinárias, gerando conhecimento sobre fisiologia, genética, comportamento e reprodução, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais.

O filhote macho de onça-pintada nasceu no dia 26 de março e está sob os cuidados da mãe Vitória. As opções de nomes para ele são: Araquém, Jaguapitã e Raoni. A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. No Brasil, a espécie vive em diversos biomas, como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, mas é na Caatinga que ela é mais ameaçada, sendo considerada criticamente em perigo de extinção.

O filhote macho de cervo-do-pantanal nasceu no final de abril e é o terceiro filhote do casal que habita há anos o zoo. O bichinho se chamará Aguapeí, Iberá ou Sven. Considerado o maior cervídeo da América Latina, o cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção devido à caça predatória e a destruição de seu habitat, sofrendo muito os impactos da expansão urbana e da construção de hidrelétricas.

Já para a fêmea de lhama, que nasceu no dia 31 de maio, o público poderá votar em um dos seguintes nomes: Andina, Frida e Pachamama. As lhamas são mamíferos herbívoros parentes sul-americanos dos camelos e dromedários, que vivem desde o sul do Peru até o noroeste da Argentina, sendo comum nos Andes. O seu pelo longo e denso permite que viva em locais de baixa temperatura.

Já a coruja-orelhuda é uma ave de rapina que habita toda a América Central e América do Sul, exceto as áreas florestais amazônicas, vivendo em bosques, bordas de matas e cidades bem arborizadas. Tem hábitos noturnos, tornando-se ativo ao entardecer. Durante o dia, permanece oculta nas árvores. As opções de nomes para a ave são: Dercy, Kamuy e Pichi.

De acordo com a Sema, todos os nomes foram escolhidos por funcionários da secretaria. No formulário de votação, a população poderá conferir os significados ou os motivos da escolha de cada um deles. Já a divulgação dos nomes mais votados ocorrerá no dia 20 de julho no site da Sema e na página do zoológico de Sorocaba no Facebook (https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros).

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e está fechado para visitação do público desde o dia 17 de março deste ano por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Explosão de violência doméstica durante pandemia faz PM implantar patrulha Maria da Penha

Homem é preso em rodovia com R$ 2,5 milhões escondidos em picape

Pablo Marçal deve vir a Sorocaba nos próximos dias, anuncia vereador Rodrigo do Treviso

Prefeitura entrega mais prêmios do programa Nota Fiscal da Bolada

Planalto confirma troca no Ministério do Turismo

Vereador França de Sorocaba afirma que o governo Lula trabalha pelo social