20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

População está aprendendo a criar abelhas nativas em curso gratuito no Jardim Botânico

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Com atividades teóricas e práticas, 10 alunos estão aprendendo a como criar abelhas nativas sem ferrão, com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Nivaldo Aparecido Bertelli, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Nesta terça-feira (15), os participantes aprenderam sobre a alimentação energética e proteica, formas de manejo e como preparar iscas para esses insetos. Num dos momentos da aula, eles foram conhecer o Meliponário existente no Jardim Botânico.

Oferecido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba, o curso visa estimular a criação e conservação de abelhas nativas, ensinando aos participantes como criar esses insetos, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.

As abelhas desempenham um papel fundamental no processo de polinização de diversas plantas, além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos. No Meliponário do Jardim Botânico eles conheceram algumas espécies endêmicas, como a jataí e a mandaçaia. Lá eles puderam ainda coletar materiais para o alimento para ser colocado no ninho, como o própolis, o cerume e a cera.

O curso de Meliponicultura teve início na segunda-feira (14) e será finalizado nesta quinta-feira (17), sempre das 8h às 17h. Os alunos estão tendo contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, conhecendo as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação desse inseto. Nos próximos dias eles vão aprender sobre a manutenção das colmeias, divisão de enxames, a colheita dos produtos e cuidados com as pragas.

A dona de casa Maria Assunta, moradora do Jardim Dois Corações, é uma das alunas do curso de Meliponicultura. “Já fiz vários outros cursos aqui no Botânico que eu acho interessante. Estou adorando, muita informação, está muito bom”, comentou. Segundo ela, o interesse neste curso surgiu porque sua filha tem uma chácara em Sorocaba e quer começar a criar abelhas lá.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (15) 3235.1130.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prazo para uso obrigatório de placas do Mercosul começa nesta sexta

Blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas ocorrem nas Zonas Norte e Leste

Crespo na IPA FM: “não me arrependo de nada […] não renuncio; podem investigar”

Governo Doria autua Bolsonaro por não usar máscara em eventos de Sorocaba

ONU: pandemia reduz expectativa de vida em 3 anos na América Latina

PM descobre desmanche ilegal e apreende peças de caminhões furtados no Quintais do Imperador