28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Policiais Civis da Seccional Sorocaba Aprimoram Habilidades em Estágio de Operações Policiais

Foto: Divulgação
Postado em: 03/11/2023

Compartilhe esta notícia:

No último final de semana, nos dias 28 e 29 de outubro, policiais civis da Seccional Sorocaba participaram de um intenso treinamento em São Paulo, Capital. O evento, denominado "Estágio de Operações Policiais - 10/23," foi conduzido por agentes do Grupo Especial de Reação (GER) na sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas, e teve como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de segurança pública em uma variedade de complexas situações.

 

Durante o treinamento, os policiais civis receberam instruções sobre abordagem de pessoas e veículos, busca pessoal, táticas e técnicas individuais, retenção de armas de fogo, controle físico de suspeitos não colaborativos, noções de balística terminal, entradas táticas, conduta de patrulha em áreas de alto risco, uso de torniquete e outras ações de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), bem como o uso de equipamentos individuais e coletivos.

 

Além disso, os participantes foram orientados sobre como atuar em ocorrências difíceis no papel do"primeiro interventor", ou seja, agir como a primeira linha de resposta até a chegada de pessoal especializado para iniciar o processo de negociação com os causadores de crises.

 

Além de agentes de Sorocaba e região, o treinamento também envolveu a participação de policiais militares, guardas civis municipais, policiais do Exército e da Aeronáutica. 

 

O Investigador de Polícia Chefe da Seccional, Giuliano Marcon, que fez parte do treinamento, enfatizou a importância desse estágio: "Esse é um estágio completo do ponto de vista operacional, com um corpo de instrutores altamente qualificado. Outras turmas serão formadas, no entanto, os agentes que passaram pelo estágio deverão atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, compartilhando o que aprenderam com os colegas de suas unidades, para que a Polícia Civil de Sorocaba e região esteja cada vez mais preparada para os desafios diários."

 

*Grupo Especial de Reação - GER*

 

O Grupo Especial de Reação (GER) é uma unidade de elite da Polícia Civil do Estado de São Paulo e faz parte da estrutura do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE). O GER é responsável por planejar, coordenar e executar atividades operacionais táticas, estratégicas e logísticas em ocorrências com reféns ou em situações de alto risco, tanto em áreas urbanas quanto rurais de difícil acesso. Isso inclui missões que exigem capacitação técnico-profissional especializada, apoio a todas as unidades policiais civis do Estado, escoltas, buscas e atividades de segurança pessoal de autoridades, entre outras missões especiais, incluindo ações de contraterrorismo para prevenir atos violentos de intolerância.

 

Os integrantes do GER, que também atuaram como instrutores no Estágio de Operações Policiais, são altamente capacitados, com uma formação que inclui cursos realizados em várias localidades do Brasil e do mundo. Com o tempo, o GER se tornou uma referência em ações táticas, sendo frequentemente convidado para ministrar cursos em diferentes partes do planeta. A dedicação desses profissionais contribui para a contínua evolução das operações policiais e para o aprimoramento da segurança pública em todo país.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gaeco dispara: "Crespo comandava quadrilha dentro da prefeitura"; assista o vídeo

Preço da gasolina sobe pela 4ª semana e acumula alta de 3,5% em um mês

Condenado pela morte de Vitória Gabrielly questiona investigação em carta ao pai da vítima

MP deve investigar troca de terreno do Hospital Municipal após denúncia de vereadora

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 19.288 em Sorocaba

Homem de 39 anos é preso depois de agredir a esposa com uma facada na Zona Leste de Sorocaba