27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Federal prende investigado em operação de combate à fraudes bancárias em Sorocaba

Foto: Divulgação
Postado em: 30/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal cumpriu hoje (30), 3 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva contra envolvidos em grupo criminoso dedicado à realização de fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias. Há suspeita, ainda, de que as fraudes atingiram os cofres da União com o saque de benefícios das vítimas.

 

No curso das investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba foram angariados fortes elementos de que o grupo utilizava documentos falsos para a abertura de contas e realização de empréstimos e saques em nome de clientes das instituições financeiras, aproveitando-se de algumas vulnerabilidades dos sistemas de informática.

 

Foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão na cidade de Sorocaba/SP e 1 (um) mandado de prisão preventiva e 1 (um) de busca e apreensão no município de Marília/SP. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos, que serão encaminhados para perícia e analisados, objetivando o aprofundamento das investigações, inclusive para apuração de eventuais outros envolvidos nas fraudes.

 

Os investigados poderão responder, sem prejuízo de outros, pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e uso de documento falso, cujas penas máximas somadas, podem chegar a quase 15 anos de reclusão. O nome da operação diz respeito a uma das formas de atuação dos investigados, qual seja, a falsificação de documentos com a alteração facial em fotografias originais das vítimas ("cara falsa").

 

Maiores detalhes não poderão ser fornecidos para não prejudicar a continuidade das investigações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Applebee´s volta a Sorocaba e inaugura restaurante nesta quarta-feira

Equipe do Samu Sorocaba realiza trabalho de parto em residência no Parque São Bento

Dupla com vasto "currículo criminal" é presa após render e roubar idosa em Sorocaba

Celulares entram no horário de verão antecipadamente e confundem usuários

Sorocaba realiza “Dia V” para vacinar pessoas a partir de 18 anos e gestantes que ainda não tomaram a 1ª dose contra a Covid-19

Vereador solicita informações sobre vistoria do Corpo de Bombeiros em escolas