19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PILATES AJUDA A PREVENIR DOENÇAS

PILATES AJUDA A PREVENIR DOENÇAS
Postado em: 13/09/2021

Compartilhe esta notícia:

PILATES AJUDA A PREVENIR DOENÇAS

Atividade contribui para o equilíbrio entre o corpo e a
mente e inclui uma série de exercícios que beneficiam a saúde
e o bem-estar. Diabetes, colesterol, problemas cardíacos e
até mesmo câncer podem ser combatidos

Criado por Joseph Pilates no início do século 20 e originalmente chamado de "contrologia", o pilates é um sistema de exercícios projetado para aumentar o potencial do corpo e corrigir desequilíbrios musculares, encontrando o alinhamento ideal e criando padrões de movimento eficientes.

Os exercícios, em conjunto com a respiração, mexem com todos os músculos do corpo, especialmente com os músculos de estabilização menores e mais profundos.

A técnica apoia a estrutura do corpo por meio de um equilíbrio entre força, mobilidade e flexibilidade, com cada exercício envolvendo seu núcleo. Pode abarcar trabalho no solo ou exercícios de peso corporal de baixo impacto, ou pode ser feito em equipamentos especializados.

O sucesso do pilates está tomando conta do Brasil, tendo na cidade de São Paulo um grande mercado, com muita oferta e procura por estúdios de pilates na Vila Mariana e em diversas regiões com grande densidade populacional na cidade. Quem nunca fez uma sessão, se surpreende com seus inúmeros benefícios.

Melhora a concentração; ajuda a manter uma postura adequada; emagrece e tonifica; relaxa e afasta problemas emocionais; melhora a flexibilidade e a coordenação motora; alivia dores articulares e lombares; ajuda a prevenir várias doenças; melhora do equilíbrio e diminuição do risco de queda.

Os treinos desse método se baseiam em algumas diretrizes específicas, tais como exercícios de resistência e controle muscular; controle de respiração e de movimentos; desenvolvimento da coordenação motora; e concentração e execução de movimentos assertivos.

Para obter o máximo dos exercícios do pilates, tente trabalhar em um ritmo lento a moderado. Esforce-se para ter controle e evite prender a respiração.

Se você estiver grávida ou no pós-parto, sentindo dores nas costas ou se recuperando de uma lesão, alguns desses exercícios não são adequados.

Com as muitas nuances do pilates, trabalhar com um instrutor qualificado é o ideal, pois ele é capacitado para avaliar exercícios específicos e fornecer modificações para suas necessidades e objetivos. Recomenda-se consultar seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.

De acordo com um estudo de 2017, o pilates aliado à ioga ou à “bola medicinal” melhorou significativamente o equilíbrio dos participantes em seis semanas. Os pesquisadores descobriram uma melhora significativa na estabilidade em atletas que usaram uma bola para se exercitar em comparação com aqueles que não o fizeram.

Portanto, o pilates é um exercício completo para a mente e o corpo, que resulta em maior consciência corporal. Uma vez que nos concentramos no desenvolvimento do que ocorre dentro do corpo, isso aumenta a compreensão das dores e a busca por conforto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crespo aparece em redes sociais para dizer que “acusações são falsas”

Isolamento em Sorocaba se mantém em 44%; índice de quarentena no Estado cai para 47%

Lula é entrevistado na Jovem Pan Sorocaba nesta quinta-feira

Confira qual é a ordem de votação na urna eletrônica no 2º turno

Éden e Aparecidinha terão abastecimento de água interrompido no sábado

Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus, diz ministro