29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Piedade está em festa no dia 3 de fevereiro com a instalação da Basílica Menor autorizada pelo Papa Francisco - Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 02/02/2024

Compartilhe esta notícia:

No entardecer do sábado, dia 3 de fevereiro, a partir das 15 horas, a cidade de Piedade na Região Metropolitana de Sorocaba estará em festa com o presente recebido do Papa Francisco. A nomeação da instalação da Basílica Menor de Nossa Senhora da Piedade, Igreja matriz, com a reitoria do padre Júlio Cesar Fernandes, é um fato importante para a arquidiocese de Sorocaba. Com a participação de Dom Julio Endi Akamine e sacerdotes convidados, haverá uma celebração em frente à igreja com hasteamento das bandeiras e posterior acesso as dependências da Basílica, restaurada em obras necessárias para esta instalação oficial. Nova pintura da fachada com o dístico da Basílica foi instalado na sacada frontal, identificando essa honraria aos devotos e ao povo de Piedade.

 

A Rede Vida de Televisão irá reportar em seus programas de jornalismo os principais momentos da instalação, disse o jornalista e repórter do canal católico Paulo Junior. O tríduo, (três dias) de orações antecipando o evento, teve início na quarta-feira, 31 de janeiro, com intensa presença dos paroquianos e coral da paróquia. O primeiro dia do tríduo foi de responsabilidade do padre João Paulo Rizek, Reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição, em São Paulo.  No dia 1º  de fevereiro, o Padre Marcio Giordany, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo, conduziu as orações. No terceiro dia, o padre Leandro Mageto, Secretário  Executivo da CNBB-Regional Sul I realizou a bênção das velas e finalizou o tríduo. Wilma Salvetti foi uma das fiéis que juntamente com Marlene Leal parabenizaram o padre Júlio pela preparação e coral que se apresentou nesses três dias.

 

Inserida nas comemorações do centenário da Arquidiocese de Sorocaba, em 4 de julho de 2014, “o Santo Padre, Papa Francisco, reconhecendo a história de fé da comunidade e o valor histórico e arquitetônico de sua igreja, concedeu o título e a dignidade de Basílica Menor a nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. A Santa Missa para instalação da Basílica será celebrada pelo arcebispo Dom Julio que dará a bênção apostólica com indulgência Plenária”, relata o reitor da Basílica, complementando que o Coral da Arquidiocese de Campinas, será a responsável pelos cânticos da missa.

 

 

Vanderlei Testa, jornalista e publicitário escreve no jornal Ipanema aos sábados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em carta, quase 200 executivos pedem que Congresso certifique vitória de Biden

Mandetta admite que pode ser candidato a presidente em 2022 e prega "revolução"

Edital para a construção do Hospital Público Veterinário de Sorocaba é publicado

Hospital é condenado por por estupro de menina com paralisia cerebral

Vacinação “drive thru” imuniza mais de 5 mil idosos e profissionais da saúde; fila de carros deu “nó” em Santa Rosália

Guarita da Guarda Civil em frente da catedral é demolida; novo esquema de segurança será adotado