23 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Piedade está em festa no dia 3 de fevereiro com a instalação da Basílica Menor autorizada pelo Papa Francisco - Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 02/02/2024

Compartilhe esta notícia:

No entardecer do sábado, dia 3 de fevereiro, a partir das 15 horas, a cidade de Piedade na Região Metropolitana de Sorocaba estará em festa com o presente recebido do Papa Francisco. A nomeação da instalação da Basílica Menor de Nossa Senhora da Piedade, Igreja matriz, com a reitoria do padre Júlio Cesar Fernandes, é um fato importante para a arquidiocese de Sorocaba. Com a participação de Dom Julio Endi Akamine e sacerdotes convidados, haverá uma celebração em frente à igreja com hasteamento das bandeiras e posterior acesso as dependências da Basílica, restaurada em obras necessárias para esta instalação oficial. Nova pintura da fachada com o dístico da Basílica foi instalado na sacada frontal, identificando essa honraria aos devotos e ao povo de Piedade.

 

A Rede Vida de Televisão irá reportar em seus programas de jornalismo os principais momentos da instalação, disse o jornalista e repórter do canal católico Paulo Junior. O tríduo, (três dias) de orações antecipando o evento, teve início na quarta-feira, 31 de janeiro, com intensa presença dos paroquianos e coral da paróquia. O primeiro dia do tríduo foi de responsabilidade do padre João Paulo Rizek, Reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição, em São Paulo.  No dia 1º  de fevereiro, o Padre Marcio Giordany, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo, conduziu as orações. No terceiro dia, o padre Leandro Mageto, Secretário  Executivo da CNBB-Regional Sul I realizou a bênção das velas e finalizou o tríduo. Wilma Salvetti foi uma das fiéis que juntamente com Marlene Leal parabenizaram o padre Júlio pela preparação e coral que se apresentou nesses três dias.

 

Inserida nas comemorações do centenário da Arquidiocese de Sorocaba, em 4 de julho de 2014, “o Santo Padre, Papa Francisco, reconhecendo a história de fé da comunidade e o valor histórico e arquitetônico de sua igreja, concedeu o título e a dignidade de Basílica Menor a nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. A Santa Missa para instalação da Basílica será celebrada pelo arcebispo Dom Julio que dará a bênção apostólica com indulgência Plenária”, relata o reitor da Basílica, complementando que o Coral da Arquidiocese de Campinas, será a responsável pelos cânticos da missa.

 

 

Vanderlei Testa, jornalista e publicitário escreve no jornal Ipanema aos sábados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rodízio no abastecimento de água em Sorocaba completa 10 dias nesta sexta-feira de feriado

"Bundão é o Jair", diz Datena após Bolsonaro atacar jornalistas em evento pró-cloroquina

Personalidades lamentam morte do apresentador José Roberto Ercolin

Procon alerta sobre ação de falso fiscal vendendo exemplar do Código de Defesa do Consumidor

Dupla usa faca para assaltar posto de combustíveis em Boituva

Quatro pessoas são socorridas após colisão em rodovia na região de Sorocaba