18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PGR não recomenda a volta de Crespo; decisão de Gilmar Mendes pode sair a qualquer momento

Arquivo / IPA Online
Postado em: 18/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Procuradoria Geral da República (PGR) manifestou parecer contrário à volta do prefeito cassado José Crespo (DEM) para a Prefeitura de Sorocaba. A decisão do processo será do Ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal (STF), que já recebeu o posicionamento da PGR nesta terça-feira (18), por volta das 12h. O parecer da PGR foi assinado pelo subprocurador da República, Wagner Natal Batista. 

Segundo o despacho, a defesa falhou ao não apontar "a norma local que teria sido aplicada pela Comissão Processante em detrimento da norma federal". A manifestação se deve ao pedido da defesa de Crespo de nulidade do processo por ter havido "violação ao contraditório e à ampla defesa em decorrência da não oitiva da testemunha Edemilson Eloi de Oliveira pela Câmara Municipal". 

O subprocurador também rechaçou o argumento de que a atuação da Câmara Municipal descumpriu a Súmula Vinculante n. 46 do STF, pois esta súmula "limita-se a afastar a aplicação de normas locais no âmbito do procedimento de cassação de Prefeitos, ao concluir que a competência legislativa é privativa da União, tão-somente". Segundo Walter Batista, "é incorreta qualquer interpretação da referida Súmula que queira fazer do Supremo Tribunal Federal instância revisora de todo e qualquer processo político-administrativo de cassação do chefe do Poder Executivo municipal".

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia solicitado à PGR um posicionamento oficial no último dia 3 de fevereiro. Com esse posicionamento, Mendes agora tomará sua decisão, levando também em conta os argumentos da defesa do prefeito cassado e também da Câmara Municipal de Sorocaba, responsável pelo processo de cassação.

Crespo protocolou o pedido de Reclamação em 27 de dezembro. Ele foi cassado pela Câmara de Sorocaba em 2 de agosto, por crime de responsabilidade, no que ficou conhecido como "Falso Voluntariado". 

A defesa do prefeito cassado utilizou o instrumento legal chamado Reclamação, onde alega que os atos da Câmara de Sorocaba não respeitaram a Súmula Vinculante 46, do STF. A defesa do prefeito cassado José Crespo contratou a advogada Luciana Lóssio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, para sustentar sua defesa.

Ela foi a primeira advogada escolhida para o Tribunal e atuou durante a presidência de Gilmar. De acordo com levantamento feito pelo Ipa Online, ela conseguiu decisões favoráveis nos 8 últimos processos encaminhados para o ministro Gilmar Mendes solicitando a volta de prefeitos.

Entrevista na semana passada

O prefeito cassado de Sorocaba José Crespo (DEM) concedeu entrevista à Ipa FM, em aparição pública feita durante a inauguração do Centro de Radioterapia da Irmandade Santa Casa da Misericórdia, no último dia 11 de fevereiro. 

Questionado pelo repórter Rubens Maximiano se acredita que irá voltar a ocupar cargo de prefeito novamente, após ser cassado pela Câmara de Vereadores, ele afirmou que "sinto-me com expectativa, achamos que voltaremos". "Por esse motivo, estamos mostrando acusações falsas, não comprovadas, que afastaram o prefeito do cargo. Não somos apegados a cargo nenhum. Estamos simplesmente aguardando."

Crespo ainda disse ter sofrido "acusações falsas, fofocas, e levianas". "Não esperava tantas acusações falsas, nem da Câmara, nem do Judiciário", lamentou o prefeito cassado. "Tem gente maldosa que tentou puxar o tapete do que a população concedeu para mim. Se a Justiça e Deus nos colocarem de volta, vamos terminar nosso plano de governo". 

"Conseguimos os resultados que prometemos à população desde 2016. Não tenho nortes. Possivelmente, alguns vão voltar aonde estavam, outros serão mantidos", disse a respeito da equipe de seu então governo, caso volte ao seu mandato. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Menina de 15 anos morre com tiro na cabeça ao ser confundida com policial em Santos

Guedes diz que mais de 30 milhões podem ter auxílio emergencial em 2021 se houver ajuste fiscal

Candidato à presidência do Equador é assassinado em Quito

Homem é preso após praticar tráfico de drogas no Centro de Sorocaba

Márcio França na JP Sorocaba: Doria "inexperiente e apavorado" e Tarcísio "traindo Bolsonaro"

Protesto antifascista termina em quebra-quebra e confusão em Curitiba