11 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pfizer aprova primeiro comprimido contra a covid-19

Foto: Reuters/Dado Ruvic/direitos reservados
Postado em: 23/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A autoridade norte-americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), aprovou o uso do comprimido da Pfizer contra covid-19, o primeiro tratamento oral nos Estados Unidos (EUA) para combate à doença.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A instituição anunciou a decisão em comunicado em que afirma que o medicamento pode ser usado para casos moderados da covid-19 em adultos e crianças menores de 12 anos e pelo menos com 40 quilos de peso, cuja saúde os coloquem em perigo de ser hospitalizados.

 

O comprimido do laboratório Pfizer é o primeiro tratamento oral contra a covid-19 que os norte-americanos poderão tomar em casa e pode vir a se tornar "uma ferramenta crucial contra a pandemia, no momento em que os casos aumentaram vertiginosamente com a variante ômicron".

 

Até agora, todos os tratamentos nos EUA contra a covid-19 eram administrados por injeção ou por via intravenosa.

 

O medicamento, que será vendido com o nome de Paxlovid, só pode ser comprado com receita médica e os pacientes devem tomá-la assim que souberem que foram infectados, no máximo nos primeiros cinco dias após o aparecimento dos sintomas.

 

Além disso, deve ser tomado duas vezes ao dia, durante cerca de cinco dias, detalha o FDA no comunicado.

 

O comprimido funciona ao bloquear a atividade de uma enzima específica que o coronavírus precisa para se replicar no organismo infectado, mecanismo semelhante ao do comprimido desenvolvido por outra farmacêutica, a MSD (Merck nos EUA e no Canadá).

 

O FDA deve aprovar esse outro medicamento em breve, embora os dados mostrem que o da Pfizer é mais eficaz e tem menos efeitos colaterais.

 

A Pfizer afirma que está pronta para começar imediatamente a distribuir os seus comprimidos e aumentou a produção de 80 para 120 milhões no próximo ano.

 

A covid-19 provocou mais de 5,36 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

 

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

 

Uma nova variante, a Ômicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 89 países de todos os continentes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ônibus Rosa atenderá pacientes ao lado da carreta da mamografia neste sábado

Prefeitura de Sorocaba realiza novo chamamento de candidatos aprovados para mais quatro vagas efetivas

Sorocaba realiza Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

Auxílio emergencial 2021: saiba o que fazer se teve benefício negado

Repórter chora ao vivo no Bom Dia SP durante cobertura da tragédia em Taguaí

O DEDA QUESTÃO: Comando estadual da Regional da Saúde deve ser modificado