27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF não vê crime de Bolsonaro em caso da baleia ao concluir investigação

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 27/03/2024

Compartilhe esta notícia:

Carla Araújo e Pedro Vilas Boas para Folhapress

 

A Polícia Federal concluiu o inquérito e decidiu não indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta importunação de uma baleia jubarte durante passeio de moto aquática em São Sebastião (SP), em junho do ano passado.


Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação e assessor de Bolsonaro, também não foi indiciado. Agora, o caso segue para análise do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo. O órgão pode arquivar, pedir mais diligências à PF ou apresentar denúncia à Justiça.


A investigação apurava possíveis crimes ambientais previstos em lei, sobre "molestamento intencional" de baleias. A ação foi aberta após circularem nas redes vídeos da moto aquática com motor ligado se aproximando da jubarte.


O condutor pilotava o veículo a uma distância inadequada e ainda gravava com o celular, segundo denúncia do MPF. O mamífero apresentava "comportamento aéreo". É quando a baleia surge na superfície batendo na água com a nadadeira peitoral e a cauda.


Bolsonaro passou o feriado de Corpus Christi naquela região em 2023. Na ocasião, ele se encontrou com o vereador Wagner Teixeira, que foi multado pelo Ibama por "desrespeito às regras de observação de baleias".


O ex-presidente e apoiadores utilizaram o caso para reforçar a narrativa de perseguição e ironizar a situação. Em novembro passado, Bolsonaro chegou a fazer uma fala gordofóbica e comparou o então ministro da Justiça, Flávio Dino, a uma baleia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta de mortes nos 5 primeiros dias de 2021 demonstra covid-19 "descontrolada" em Sorocaba

Pai é preso por suspeita de tentar estuprar o filho de 7 anos de idade; caso ocorreu em Votorantim

Medo de desemprego diminuiu em dezembro, afirma CNI

Esposa de paciente que procura por doador de medula óssea cobra ajuda de Skaf

Vídeo mostra incêndio em agência bancária de Sorocaba

Tarcísio inicia transição em SP com desafio de alocar bolsonaristas, tucanos e técnicos