Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF faz operação para desarticular grupo que falsificava documentos da polícia e Justiça

Foto: PF/divulgação
Postado em: 26/10/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal de Sorocaba deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação "IDENTITY", para desarticular um grupo criminoso voltado à falsificação de documentos públicos e uso indevido de símbolos e sinais de órgãos da Administração Pública e do Poder Judiciário, mediante a venda, pela internet, de carteiras do tipo porta identidade funcional, confeccionadas com o brasão da República e demais símbolos, dísticos e sinais de órgãos públicos, sem a devida autorização.

 

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e duas ordens judiciais de retirada de conteúdo de sites da rede mundial de computadores - internet. As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, estão sendo cumpridas nas cidades de Goiânia/GO e Toledo/PR.

 

As investigações começaram em fevereiro de 2020, em Sorocaba, com a prisão em flagrante de um indivíduo que portava falsa identidade funcional de Delegado de Polícia Federal, bem como uma carteira do tipo Porta-Funcional, na qual constavam o brasão da República e a inscrição “Poder Judiciário Federal”. 

 

Com o avanço das investigações, foram identificados os supostos responsáveis pela venda indiscriminada, pela internet, de carteiras do tipo Porta-Identidade funcional dos mais variados órgãos e entes públicos, sem nenhum tipo de controle ou autorização legal.

 

Os crimes investigados são previstos nos artigos de falsificação de documento público), uso de documento falso), falsa identidade e falsificação de selo ou sinal público, todos do Código Penal. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maloca Centro Cultural lança financiamento coletivo para não encerrar atividades - veja a coluna de José Simões

Convocação para atos pró-democracia ganha força, mas ideia divide grupos

Interligação de rede do corredor BRT suspende abastecimento em alguns bairros

Guarda Civil detém homem com mais de 800 porções de drogas na Zona Norte

Região de Brigadeiro Tobias receberá próximo Mutirão de Castração de cães e gatos; saiba mais

Três hotéis estão habilitados a receber idosos encaminhados pela Prefeitura; diária será de R$ 200,00