10 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF faz operação contra facção que movimenta tonelada de drogas em Sorocaba e região

Foto: divulgação/PF
Postado em: 27/07/2023

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal, em ação integrada com o GAECO/MPSP (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em Sorocaba/SP) e com os BAEPs (Batalhões de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 1º, 10º e 14º BAEPs), cumpre nesta quinta-feira (27), nove mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Boituva,  contra integrantes de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região de Boituva e Campinas.

 

Dos mandados de busca e apreensão, 7 estão sendo cumpridos em Campinas e 4 em Boituva.

 

A investigação teve início após a prisão em flagrante delito de 3 indivíduos, em setembro de 2022, quando estavam na posse de, aproximadamente, 190 quilos de cocaína e 40 quilos de maconha, em um sítio localizado na cidade de Boituva.

 

Com o aprofundamento da investigação, foram colhidos elementos que revelaram a participação de outros envolvidos, demonstraram a existência de uma organização criminosa e evidenciaram parte de sua estrutura hierárquica.

 

Segundo foi apurado, alguns dos envolvidos são componentes de facção criminosa atuante no Estado de São Paulo e já vinham praticando os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas há alguns anos, com a venda e distribuição de entorpecentes em regiões do interior do Estado.

 

A célula da organização criminosa investigada chegava a movimentar entre duzentos quilos e uma tonelada de entorpecentes, mensalmente, para as cidades de Sorocaba, Boituva e Campinas.

 

A deflagração da operação contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), de Grupos Táticos e dos Canis (K-9) dos BAEPs  - Batalhões de Ações Especiais de Polícia da Polícia Militar das regiões de Sorocaba, Campinas e Hortolândia, além do acompanhamento de Promotor(a) de Justiça do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da região de Sorocaba.

 

O nome da operação (BROCA) faz alusão a um dos termos que eram utilizados pelos investigados, em conversas, para se referir ao entorpecente.

 

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos.

 

Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão à penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bandidos atiram ao menos 14 vezes contra carro de PM de folga em tentativa de assalto

Região de Sorocaba recebe Circuito Brasileiro de Futevôlei nesta semana

Vagas rotativas da Zona Azul estão em operação

Jovens negras e indígenas terão cursos gratuitos de audiovisual

Gabriel Villela encena "PROTO-HENRIQUE IV" para discutir a lucidez e loucura - veja a coluna de José Simões

Motorista de aplicativo é preso por entregar drogas em Sorocaba e Itapetininga