28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF faz operação contra facção que movimenta tonelada de drogas em Sorocaba e região

Foto: divulgação/PF
Postado em: 27/07/2023

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal, em ação integrada com o GAECO/MPSP (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em Sorocaba/SP) e com os BAEPs (Batalhões de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 1º, 10º e 14º BAEPs), cumpre nesta quinta-feira (27), nove mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Boituva,  contra integrantes de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região de Boituva e Campinas.

 

Dos mandados de busca e apreensão, 7 estão sendo cumpridos em Campinas e 4 em Boituva.

 

A investigação teve início após a prisão em flagrante delito de 3 indivíduos, em setembro de 2022, quando estavam na posse de, aproximadamente, 190 quilos de cocaína e 40 quilos de maconha, em um sítio localizado na cidade de Boituva.

 

Com o aprofundamento da investigação, foram colhidos elementos que revelaram a participação de outros envolvidos, demonstraram a existência de uma organização criminosa e evidenciaram parte de sua estrutura hierárquica.

 

Segundo foi apurado, alguns dos envolvidos são componentes de facção criminosa atuante no Estado de São Paulo e já vinham praticando os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas há alguns anos, com a venda e distribuição de entorpecentes em regiões do interior do Estado.

 

A célula da organização criminosa investigada chegava a movimentar entre duzentos quilos e uma tonelada de entorpecentes, mensalmente, para as cidades de Sorocaba, Boituva e Campinas.

 

A deflagração da operação contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), de Grupos Táticos e dos Canis (K-9) dos BAEPs  - Batalhões de Ações Especiais de Polícia da Polícia Militar das regiões de Sorocaba, Campinas e Hortolândia, além do acompanhamento de Promotor(a) de Justiça do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da região de Sorocaba.

 

O nome da operação (BROCA) faz alusão a um dos termos que eram utilizados pelos investigados, em conversas, para se referir ao entorpecente.

 

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos.

 

Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão à penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pessoas com 34 anos completos ou mais recebem a vacinação contra a Covid-19 neste domingo

Lippi ‘confrontou’ presidente estadual do PSDB ao ‘justificar’ cassação de Crespo

Número de mortes por covid-19 no Brasil se aproxima de 2 mil

Hoje é o dia do Geriatra. Em Sorocaba há associação de geriatras - veja na coluna semanal de Vanderlei Testa

Em Curitiba, Haddad cita Lula apenas uma vez e concede entrevista longe da PF

Morador de rua morre eletrocutado durante temporal