19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF deflagra operação para apurar desvios na aquisição de equipamentos da Covid-19

Foto: divulgação/PF
Postado em: 09/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a "Operação Involuto", para apurar desvio de recursos públicos destinados a aquisições de equipamentos de proteção à Covid-19 (máscaras e óculos de proteção), pelo município de Hortolândia. 

 

As investigações, iniciadas no mês de setembro de 2020, buscam apurar irregularidades na utilização de verbas públicas federais em quatro contratos distintos de compra de materiais firmados no período de 18 de março a 23 de março deste ano.

 

Durante as apurações, constatou-se que, em ao menos dois desses contratos, a cotação de preços da prefeitura foi direcionada para empresas controladas por integrantes de uma mesma família, de forma a se chegar a um preço de contratação acima do de mercado.

 

As investigações confirmaram a existência de vínculos de amizade e de parentesco entre os sócios das quatro empresas selecionadas como fornecedoras pelo município de Hortolândia e que uma dessas pessoas jurídicas atua no ramo de fabricação e/ou compra e venda de móveis, inexistindo indício de prévia atuação no comércio de equipamentos de proteção hospitalar.

 

Além dos indícios de direcionamento das contratações em benefício de empresas específicas, o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo constatou superfaturamento por parte dos fornecedores, totalizando prejuízo ao erário no montante de R$ 724.620,00.

 

Hoje estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Hortolândia, Campinas, Indaiatuba, Santo André, São Paulo e Araras, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

 

O nome da operação, "Involuto", vem do latim e significa rosto coberto, fazendo alusão aos objetos dos contratos investigados (máscaras e óculos) e aos eventuais destinos ocultos dos recursos públicos.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com estados em colapso por Covid, Pazuello diz que sistema de saúde "não colapsou nem vai colapsar"

Ministro Ricardo Salles diz que “COP-25 não deu em nada”

Adolescente é detido com "notas" de R$ 420 em Sorocaba

OMS afirma que testes populacionais amplos de covid-19 nem sempre são úteis

Candidato do NOVO ao governo de SP, Rogério Chequer promete combater elites

Ladrões usam carrinho de mão para carregar produtos furtados