25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF deflagra "Operação Contágio" contra desvio de recursos da Covid-19 em municípios de SP

Foto: divulgação/PF
Postado em: 20/04/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a Operação Contágio para aprofundar investigação sobre desvios de recursos públicos na área da saúde nos municípios de Hortolândia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, todos no Estado de São Paulo.


A investigação teve origem após a Controladoria Geral da União (CGU) ter identificado que uma Organização Social (OS) sem capacidade técnica foi contratada por esses municípios com indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde, em contratos que somados superam cem milhões de reais. Alguns dos contratos foram firmados de maneira emergencial para gestão e atendimento de pessoas infectadas com COVID-19.


Apurou-se que essa OS está em nome de um veterinário de 28 anos, recém-formado, residente em Presidente Bernardes/SP, distante a mais de 400 km dos locais a serem executados os contratos. 


Após as contratações pelos municípios, a OS subcontratava a execução dos serviços para diversas empresas associadas, algumas constituídas poucos meses antes, também sem experiência na área de saúde.  


Algumas dessas subcontratadas, após os repasses de recursos pela OS, efetuaram centenas de saques em espécie que somam mais de dezoito milhões de reais, realizados de maneira fracionada para burlar o controle contra lavagem de dinheiro do sistema financeiro nacional. O transporte do dinheiro era feito sob a escolta armada de um guarda civil municipal, que também era sócio de uma das empresas subcontratadas.


Os crimes apurados são de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (arts. 89 e 90 da Lei nº 8.666/93), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013).


Ao todo foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de prisão temporária expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, por ordem do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Também foi decretado o bloqueio de valores e imóveis dos investigados e a apreensão de veículos, incluindo carros esportivos de luxo. Os mandados foram cumpridos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Policial militar é recebida com violência durante confusão em bairro

Saae decide manter rodízio em Sorocaba, mas reduz tempo de corte de 13 para 10 horas por dia

Vereador Manga defende kit ‘cura noia’: “é fitoterápico e validado pela Anvisa”

Lula veta projeto que proíbe saidinhas temporárias

Poupatempo funciona normalmente na semana de Carnaval

Internautas relatam granizo durante chuva; Urbes: “nenhuma ocorrência registrada”