25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF faz operação contra tráfico internacional de mulheres para exploração sexual

Foto: divulgação/PF
Postado em: 27/04/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou hoje nesta terça-feira (27), a "Operação Harem BR", com objetivo de desarticular um grupo criminoso voltado ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. 


Veja abaixo imagens da operação

A ação por meio da qual estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, cinco dos quais foram incluídos na Difusão Vermelha da INTERPOL, diante da suspeita de que alguns investigados estejam fora do país, mais precisamente no Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália.

As investigações foram iniciadas em 2019, em inquérito policial que tramita na Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, instaurado a partir de desdobramento da denominada Operação "Nascostos", que desarticulou um grupo de estelionatários que praticava fraudes pela internet, mediante a clonagem de cartões de crédito.

No curso da "Nascostos", identificou-se que algumas das compras feitas pelos estelionatários com cartões clonados foram de passagens aéreas, as quais tiveram como destinatárias duas garotas de programa que viajaram a Doha/Catar. Uma vez identificadas essas vítimas de exploração sexual, elas relataram cerceamentos de direitos a que foram submetidas nesse destino, bem como que receberam as passagens de um indivíduo que as agenciou para a prática dos atos de prostituição.

Com o avanço das investigações, identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atua na exploração sexual tanto em território nacional quanto no exterior. Até o momento, a investigação apurou que os países nos quais houve viagens para fins de exploração sexual são Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália.

Há indícios, ainda, de que em algumas viagens ao Paraguai foram aliciadas/agenciadas garotas menores de 18 (dezoito) anos.  

Apura-se, ainda, a apresentação de documentos possivelmente falsos perante a Embaixada da Austrália no Brasil para dar entrada em pedidos de vistos australianos, como holerites e comprovantes de vínculos empregatícios.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS, Lauro de Freitas/BA e Rondonópolis/MT.

Os crimes investigados são favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável; tráfico de mulheres para fins de exploração sexual; falsidade material e/ou ideológica e uso de documento falso; favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual; Rufianismo.

Cumprimento de mandados

Bahia: dois mandados de busca.

Foz do Iguaçu, Paraná: um mandado de busca  e um de prisão no mesmo local. 

São Paulo: três mandados de busca, sendo que um desses locais de busca foi realizado um mandado de prisão do principal alvo no Bairro Granja Julieta. 

Goiânia, Goiás: um mandado de busca e um de prisão mesmo local. 

 Rondonópolis, Mato Grosso: um mandado de busca e o mandado de prisão mesmo local.

  Rio Grande do Sul: Santa Cruz 1 mandado de busca. 

 Difusão Vermelha em Portugal, Estados Unidos, Espanha, e Austrália.

 Todos os mandados de prisão no Brasil já foram efetivados.

Veja imagens da operação

0a9c1f83-e6ca-488c-8287-5fe2c4a2f557
963ed3a3-5401-4887-98ab-93095be5b6c5 d73ecbb5-99bf-4f22-92c0-c90a90f30fcd

b1d0d90c-0456-48a1-ae31-f8a87d5e5089

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estelionatários que aplicavam golpes em programa de farmácia popular são presos

Prefeitura de Sorocaba inicia novo calendário de ações educativas de trânsito na segunda-feira (3)

Juiz alega engano, e Lula volta a ser doutor honoris causa em universidade de Alagoas

Conta de Trump no Twitter é bloqueada e plataforma ameaça bani-lo em definitivo

Dória lança FavelaFest como alternativa a pancadões em comunidades e favelas

Prefeitura de Sorocaba e Sesi realizam ação especial de vacinação neste sábado (28)