20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

PF de Sorocaba faz operação contra corrupção praticada por ex-servidor da Receita Federal

Foto: divulgação/PF
Postado em: 11/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil e Ministério Público Federal, deflagraram na manhã desta quarta-feira (10) a Operação "Coletor", para cumprir 13 mandados de busca e apreensão relacionados a crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e corrupção que seriam cometidos por um servidor aposentado da Receita Federal junto a comparsas dele.

 

A Justiça determinou também o bloqueio de contas bancárias, apreensão de veículos e 134 imóveis, até o limite de R$ 421 mil reais todos ligados ao servidor, que teriam sido comprados com dinheiro obtido por meio de crimes.


O objetivo da Operação, segundo a PF, é coletar provas acerca de possível crime de lavagem de dinheiro, tendo por base corrupção passiva, sonegação fiscal ou outros crimes contra a Administração Pública, em tese, praticados pelo servidor da Receita Federal do Brasil, que não teve a identidade divulgada. Esse funcionário que atualmente é aposentado - cometia essa irregularidades com ajuda de comparsas, esses também constam como investigados.

 

As investigações começaram em 2018, em inquérito policial que tramita na Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba. O grupo criminoso é investigado também por evasão de divisas e associação criminosa.

 

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal em São Paulo/SP, estão sendo cumpridos, além de Sorocaba, nas cidades de São Paulo, Araçoiaba da Serra, Ibiúna e Guarujá. 

 

O nome da Operação, “Coletor”, faz menção à denominação utilizada, no passado,  para designar arrecadadores de tributos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Possível retorno dos rodeios a Sorocaba vira polêmica nas redes sociais

Carro derruba poste de energia e interdita tráfego na rua Hermelino Matarazzo

Aniversário de Itu é celebrado com entrega e lançamento de diversas obras

Funcionário afastado confirma denúncia do IPA Online de direcionamento em licitação

Mulheres são presas após furto de produtos de perfumaria em mercado

Placa em homenagem a Marielle Franco é instalada na Câmara de Sorocaba