20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pesquisa on-line quer identificar vias com maior fluxo de motos com escapamento irregular

Postado em: 19/01/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), vai realizar uma pesquisa com a população. O objetivo é identificar quais as principais ruas e avenidas da cidade com maior incidência de ruído causado pelo escapamento de motocicletas. O formulário on-line poderá ser acessado no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Essa ação vai contribuir para que seja realizado um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade. Desde dezembro de 2019, Sema, Urbes – Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) deram início às blitze fiscalizatórias de Controle de Ruído emitido pelo escapamento de motocicletas. “Os locais mais indicados pela população nessa pesquisa serão encaminhados às autoridades de segurança para planejarmos as futuras ações”, explica o secretário da Sema, Maurício Tavares da Mota.

De acordo com a Sema, não é necessário se identificar nessa pesquisa. O resultado do levantamento vai contribuir para que seja realizado um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade. A poluição sonora causa incômodo e danos à saúde, como surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia, afetando a qualidade de vida da população.

Na blitz realizada no dia 4 de dezembro do ano passado, a Polícia Militar abordou 19 motocicletas na rua Gino Gori, no Jardim Leocádia, sendo que dez foram enviadas para as medições de ruído, realizadas pelo corpo técnico da Sema. No total, oito multas ambientais foram aplicadas para seis motos. O valor das multas ambientais é de R$ 2.425,13. Além disso, quatro veículos foram apreendidos seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Já na primeira ação fiscalizatória de 2020, ocorrida na última quarta-feira (15), na avenida Itavuvu, no bairro Herbert de Souza, a PM abordou 25 motocicletas, sendo que oito foram encaminhadas para análise dos técnicos da Sema. Desses oito, cinco foram autuados por modificação do escapamento. Além disso, a PM apreendeu três motos por infrações de trânsito e um veículo, este último por estar em mau estado de conservação e sem documentação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Relator no STF vota pela legalidade de inquérito sobre fake news

Quatro textos inéditos de Gabriel García Márquez são descobertos em Bogotá

Homem é preso pela GCM por descumprir medida protetiva na Zona Norte

Bar da Zona Leste é flagrado burlando decreto de calamidade pública

Homem é morto a facadas dentro de casa após discussão em Alumínio

Nova crise de Bolsonaro com a China ameaça superávit recorde com Pequim