23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Perícia a distância do auxílio-doença do INSS terá início dia 16

Arquivo
Postado em: 09/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Clayton Castelani, da Folhapress

O INSS comunicou nesta segunda-feira (9) que começará a testar perícias médicas com uso da telemedicina em 16 de novembro. A experiência deverá durar até 31 de janeiro de 2021.

Participarão do projeto apenas candidatos a receber o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) que estiverem empregados nas empresas que possuíam acordo de cooperação com o INSS firmado até o dia 6 de outubro e que assinarem o termo de adesão.

O INSS disponibilizará às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina a partir desta segunda (9).

Pela proposta, o exame pericial será pela internet e deverão estar presentes na chamada por vídeo o segurado, o médico da Previdência e o médico do trabalho contratado pela empresa que participará do projeto-piloto.

A implantação da telemedicina será praticada pelo INSS como resposta à decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que determinou o estabelecimento de práticas que garantissem o atendimento aos segurados, assim como a segurança dos médicos peritos durante a pandemia de Covid-19.

Em nota divulgada nesta segunda, o governo federal informou que a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS realizaram reuniões com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho para aperfeiçoar o protocolo da teleperícia e cumprir a decisão do TCU.

"Houve consenso entre os órgãos sobre a necessidade de se promover ajustes no protocolo formalizado pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal e INSS no dia 7 de outubro, especialmente no que diz respeito à atuação do médico do trabalho. A versão atualizada do protocolo já foi apresentada ao TCU", informou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Ou ele é muito ignorante ou é muito mau-caráter’, afirma secretário sobre professor

“Tem cada ‘zé ruela’ que vou falar”, afirma vereador sobre comissionados; veja vídeo

Brasil tem 824 novas mortes por coronavírus e 15 mil novos casos confirmados

Empresa que teria incentivado funcionários a votar em Bolsonaro terá de pagar R$ 50 mil de indenização

Manga divulga novidades nas áreas da educação e saúde em entrevista na Jovem Pan Sorocaba; veja os destaques

UPHs terceirizadas: Instituto recebe valor cheio, mas atende metade do anunciado