O passeio de trem da Primavera e a Festa das Cores são atrações neste sábado (21) na Estação Paula Souza, em Sorocaba. A chegada da estação das flores, no domingo (22), será comemorada na véspera com uma edição especial do Trem dos Operários, promovido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária.
A venda de passagens é on-line, pelo valor de R$ 25, pelo site:
www.mpfsorocabana.org.br. Os horários de partida são 11h e 14h30, saindo da Estação Paula Souza (Rua Paula Souza, nº 420 - Centro). Horários extras podem ser abertos conforme a demanda de passageiros. Crianças até 6 anos no colo de um adulto pagante têm gratuidade. Consulte no site todas as informações de serviço e demais orientações aos passageiros.
Utilizando uma locomotiva diesel e um carro de passageiros históricos, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o Trem dos Operários é um projeto turístico-cultural que preserva a memória dos dois principais ciclos industriais de Sorocaba: a ferrovia e a tecelagem. O trem parte da Estação Paula Souza e vai até o Parque Histórico Municipal da Tecelagem, na Fábrica Santa Maria, onde haverá visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado, em parceria com o Instituto Cleusa Prado. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros (1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta), e a duração estimada total, de 1 hora.
Cidadãos integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem adquirir ingressos a valores promocionais (R$ 10) em determinados horários. É obrigatória a apresentação de documentação pessoal e comprovante de cadastro no CadÚnico válido no momento do passeio. O benefício é limitado a quatro ingressos por inscrição.
A receita da bilheteria é revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária. Assim, você estará ajudando a preservar uma parcela importante da memória ferroviária do Brasil.
Festa das Cores
A Festa das Cores marca a primeira ocupação do Território Cultural Paula Souza, instituído recentemente pela Lei Municipal nº 13.058/2024, e o início da revitalização daquela área na região central de Sorocaba. A ação ocorre na rua Paula Souza, das 9h às 17h, com barracas de alimentação e feira de artesanato. O Museu de História Natural Irmã Lydia Renz, no Colégio Santa Escolástica, também estará aberto para visitação.
Haverá participação das secretarias de Turismo (Sedetur), com distribuição de guias e material informativo, e de Cultura (Secult), com o jogo de xadrez gigante e outros de tabuleiro. O projeto de metarreciclagem montará um posto de recolhimento de lixo eletrônico. A rua Paula Souza estará interditada entre a rua Padre Libório e a avenida Afonso Vergueiro durante a realização do evento.
A Festa das Cores é uma parceria da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária com MovimentoPro, Grupo Manto de Teatro, Saci Tintas, Tintas Coral, Amo Sorocaba, Colégio Santa Escolástica, Associação Sorocabana de Artesanato, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Doka Lounge, Associação Brasileira dos Pintores Profissionais, Movimento Brasil Por um Pintor Melhor e Instituto Cleusa Prado.
Sobre a Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária
A Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos constituída em Sorocaba em abril de 2014.
Voltada à preservação histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e implantadora do Trem dos Operários, projeto de trem turístico-cultural ligando Sorocaba a Votorantim, a partir da recuperação da ferrovia que liga as duas cidades, e do Centro de Memória Ferroviária, museu ferroviário a céu aberto na antiga Estação Paula Souza, onde também fica a sua oficina de manutenção e restauração.
Sobre o Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social
O Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social foi idealizado em 2020 pela votorantinense Maria Cleusa Prado depois de quatro anos de trabalho social em Sorocaba e região. É uma instituição privada com caráter sociocultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a educação por meio de ações culturais, no intuito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania e para a democratização da arte.
Sua área de atuação abrange o fomento aos mais diversos intercâmbios de saberes, assessoria e gestão de eventos e de projetos culturais, buscando preservar a identidade histórica, raízes e valores, principalmente no desenvolvimento social, tendo o papel fundamental da cultura e da arte no planejamento e desenvolvimento das cidades, reforçando a importância do acesso à cultural enquanto condição para a promoção de qualidade de vida à população urbana.