26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Partido Cidadania afasta Fernando Cury após acusação de assédio por Isa Penna

Jovem Pan News
Postado em: 18/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

A Presidência Nacional do Cidadania decidiu, nesta sexta-feira, 18, afastar o deputado estadual Fernando Cury de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ele foi acusado nesta quinta-feira, 17, de ter assediado publicamente a a deputada Isa Penna (Psol), durante sessão na Alesp. Por meio das imagens registradas pelo canal da Assembleia, que transmitia ao vivo a sessão de votação do Orçamento do estado, é possível observar Cury se aproximando de Isa, posicionando-se atrás da parlamentar e colocando a mão na lateral de seus seios. No momento, Penna conversava com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), na mesa diretora da Alesp. As imagens mostram, ainda, a deputada empurrando o braço do parlamentar.

“Ao decidir pelo afastamento, que vai durar até a conclusão do processo no Conselho de Ética do Cidadania, o presidente do partido, Roberto Freire, levou em consideração a gravidade do caso e a celeridade do colegiado. A primeira reunião deve ocorrer já na noite de hoje”, informou o Cidadania. Mais cedo, Freire e o presidente do Cidadania-SP, deputado Arnaldo Jardim, já haviam representado contra o parlamentar no Conselho pedindo urgência na análise do caso e a indicação das medidas disciplinares cabíveis para posterior deliberação do Diretório Nacional. “Acrescentamos a evidente urgência na apuração dos fatos, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa, considerando que a acusação refere-se a uma conduta absolutamente incompatível com os princípios defendidos pelo partido”, observam. Pelo regimento interno, uma vez recebida a denúncia, Cury terá prazo de oito dias para apresentar a defesa. Entre as sanções possíveis, está a expulsão do partido.

Conselho de Ética da Alesp investiga a conduta do deputado. Em entrevista ao programa Morning Show, da Jovem Pan, nesta sexta-feira, Isa disse que “não está bem, mas que segue firme”. “Sigo como toda mulher que já sofreu assédio, a gente chora e cai, mas nos levantamos e no dia seguinte vamos trabalhar. Enfrentamos aquilo que precisa ser enfrentado. Precisamos aproveitar o momento para fazer com que este caso possa ajudar outras mulheres a se defenderem”, disse. “Da minha parte, todas as medidas jurídicas já foram encaminhadas. Registrei o Boletim de Ocorrência por importunação sexual, protocolei uma representação contra o Fernando Cury no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa e fizemos um abaixo-assinado porque ele precisa entender que, ao assumir um cargo público, tem uma responsabilidade com o povo”, continuou a parlamentar.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 121 número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

Justiça proíbe atos contra e a favor de Bolsonaro no mesmo local e horário em São Paulo

Doria diz que quarentena pode continuar após dia 11; Isolamento social cai para 48% no Estado

Mulher que preparou marmita suspeita diz que família ingeriu alimentos e ninguém passou mal

Vídeo: Lippi revela que votará contra decreto de armas de fogo de Bolsonaro

Chineses propõem instalar pontes e viadutos 30% mais barato à prefeitura