18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Parques, Jardim Botânico e Zoo têm capacidade de público alterada com novo decreto

Arquivo
Postado em: 03/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), altera a partir desta sexta-feira (4) a capacidade de público do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, seguindo o Decreto Municipal nº 25.989, publicado no Jornal do Município de Sorocaba de terça-feira (1º de dezembro). O limite de visitantes do zoo será de 1.200 pessoas por dia. Nos demais parques, o limite será de 650 pessoas por dia.

O decreto coloca a cidade dentro das regras estabelecidas para a fase amarela do Plano São Paulo, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo a redução na ocupação dos espaços de 60% para 40%. Até então o zoo estava com limite de 2 mil pessoas por dia e os demais parques com o limite de 1 mil pessoas por dia. Importante ressaltar que não será possível a entrada de visitantes após as unidades atingirem a sua capacidade de público. Já a visita ao Parque da Biodiversidade pode ocorrer de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br.

De acordo com a Sema, todos os parques continuam sem a realização de atividades presenciais de Educação Ambiental, assim como não são autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços. Todos devem cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus. Entre as exigências do protocolo estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas. Totens com álcool gel são disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.

Alguns espaços estão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico e os quiosques do Parque “Chico Mendes”. Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estão isolados e não podem ser utilizados pelos visitantes. Também houve aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. Banners e/ou placas foram instalados para orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança.

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário: terça a domingo, das 9h às 16h30

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3235.1130

Entrada gratuita

Parque da Biodiversidade

Endereço: Avenida Itavuvu, 11.500 – próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)

Telefone: (15) 3293.1103

A visita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br

Entrada gratuita

Parque “Chico Mendes”

Endereço: Av. Três de Março, 1.025 – Alto da Boa Vista

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3228.1256

Entrada gratuita

Parque da Água Vermelha

Endereço: Rua România, 150 – Jardim Europa

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3221.6643

Entrada gratuita

Parque do Ouro Fino

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 – Jardim Ouro Fino

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3222.8504

Entrada gratuita

Parque da Biquinha

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília.

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3224.1997

Entrada gratuita

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

É difícil ter dia para ser feliz, diz Jair Bolsonaro sobre vida na Presidência durante entrevista a jornalistas

Decisão de Votorantim põe pressão em Jaqueline, que anuncia hoje se comércio vai reabrir

Sorocaba, Salto e Votorantim estão entre as cidades mais seguras do Brasil para se viver

TRF-4 mantém condenação de Lula em 17 anos por sítio em Atibaia

PM assina contrato para aquisição de mais 1.500 pistolas semiautomáticas calibre .40

Dirigentes de escolas de samba discutem com Manga sobre ação contra Carnaval