19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Parques de Sorocaba terão cursos de férias gratuitos para crianças e adolescentes em janeiro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Pais e filhos já podem se preparar para os cursos de férias voltados a crianças e adolescentes, que ocorrerão, no mês de janeiro, em parques de Sorocaba: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural “Chico Mendes” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.


As atividades são promovidas, de forma gratuita, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e seguirão todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.


“Essa programação especial de férias tem como objetivo aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.


Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes. A ideia é proporcionar a crianças e adolescentes um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.


As inscrições de todos os cursos de férias serão feitas a partir do dia 3 de janeiro, de forma on-line, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas, sendo 40 para cada curso de férias, que serão preenchidas por ordem de inscrição.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3219-2280.


Jardim Botânico


O Jardim Botânico sediará o curso de férias “(Re)conectando com a natureza: Vamos conhecer as plantas!”, nos dias 18 e 19 de janeiro, das 8h30 às 12h30, voltado a adolescentes de 11 a 15 anos.


O objetivo é demonstrar aos participantes como a sociedade humana evoluiu, a partir da íntima relação com as plantas, e proporcionar uma aproximação ao universo da botânica, despertando a curiosidade e o interesse por essa importante ciência.


Os participantes farão uma viagem no tempo para conhecer um pouco da história e da evolução da relação do homem com as plantas, desde a formação dos primeiros jardins da antiguidade, dedicados ao cultivo de plantas medicinais, até o Jardins Botânicos modernos, com seus trabalhos dedicados à conservação da biodiversidade.


Os adolescentes participarão de jogos e oficinas e aprenderão, por exemplo, a fazer tintas naturais, com pigmentos extraídos de plantas e outros elementos, a coletar e identificar plantas e a reconhecer algumas plantas medicinais e seus usos. Além disso, terão a oportunidade de fazer uma trilha em um fragmento de vegetação nativa em recuperação do Jardim Botânico, além de outras atividades. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.


Parque da Água Vermelha


No Parque da Água Vermelha, crianças de 5 a 7 anos poderão participar do Aquagito, nos dias 20 e 21 de janeiro, das 8h30 às 12h30. Esta edição terá como tema “Quebrando Paredes” e contará com apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).


O Parque da Água Vermelha é repleto de biodiversidade, com diferentes espécies de aves, peixes, répteis, anfíbios, entre outros animais. Esse curso conduzirá as crianças para incríveis descobertas sobre a biodiversidade local, bem como a refletirem sobre o que podemos fazer para contribuir para a sua conservação.


Para isso, a Sema preparou brincadeiras, oficinas, trilhas, jogos, manuseio de animais, entre outras ações, sempre em contato com a natureza. O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa.


Zoológico Municipal


No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o curso de férias será o Animazoo Adolescente, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro, das 8h30 às 12h30, e nos dias 26 e 27 de janeiro, das 20h às 22h, voltado a meninos e meninas de 11 a 15 anos.


O tema será “(Re)conectando com a Natureza: conhecendo os animais!” e contará com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. Já, nos últimos dois dias (26 e 27), serão realizadas atividades noturnas no Zoo, quando, então, os adolescentes serão divididos em dois grupos, sendo que um grupo participará no dia 26 e o outro grupo, no dia 27.


As atividades levarão os jovens a descobrirem curiosidades e características de diferentes espécies de animais, bem como conhecerem o importante papel que o Zoológico desempenha em prol da proteção da natureza.


A inscrição será encerrada às 10h do dia 10 de janeiro. Os 40 primeiros inscritos receberão, até o dia 13 de janeiro, um e-mail da Sema, com a confirmação da disponibilidade da vaga e deverão confirmar a presença do adolescente, por e-mail, até o dia 16 de janeiro. Aqueles que não confirmarem a presença perderão a vaga e um suplente será chamado, seguindo a ordem da lista de inscritos.


O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.


Parque “Chico Mendes”


O Parque “Chico Mendes” também está com programação especial de férias, neste mês de janeiro. O curso será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h30 às 12h, sobre o tema “(Re)conectando com a natureza: de onde vêm as plantas que eu como?”, voltado a crianças de 7 a 10 anos.


A programação tem como objetivo familiarizar e sensibilizar crianças (e os adultos com que convivem) sobre a origem dos alimentos vegetais e seu ciclo de vida, da semente à compostagem.


De uma forma divertida, por meio de jogos, desafios e brincadeiras, os participantes utilizarão os sentidos, além de plantar, colher, observar as plantas no microscópio e nas trilhas, visitar a estufa, o meliponário e outros espaços do Parque “Chico Mendes”.


O Parque “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura irá apresentar sistema BRT a lojistas da Zona Norte na próxima quinta

Prefeitura de Sorocaba inicia preparativos para a vacinação contra a Covid-19

Mortes pela Covid-19 sobem para 117 e casos confirmados chegam a 4.116 em Sorocaba

Formação Humana, um convite à reflexão acontecerá em Sorocaba - leia a coluna semanal de Vanderlei Testa

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistas

Transporte por app será autuado caso cobre preço abusivo durante Greve Geral