25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Parque Tecnológico prepara a 1ª Copa Sorocabana de Foguete de Garrafa PET

Postado em: 18/05/2019

Compartilhe esta notícia:

A primeira reunião de organização da 1ª Copa Sorocabana de Foguetes de Garrafa PET, que está sendo organizada pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi realizada nesta quinta-feira (16), no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba. No encontro – que contou com representantes da rede municipal de ensino -, foram discutidos os primeiros detalhes da Copa que será a primeira de Sorocaba, e tem data prevista para dezembro deste ano. O idealizador do projeto, o estudante Henrique Duarte, da Fundação Synergy Aerospace, que havia apresentado o projeto ao prefeito José Crespo no ano passado, também participou da reunião contando sua experiência e expondo informações sobre o formato da competição.

A Copa busca incentivar os jovens a conhecerem a ciência de forma lúdica, destaca o presidente do PTS, Roberto Freitas. “Teremos também apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que pretende fazer de nossa cidade um polo de estudos astronômicos e possibilita novos talentos sejam descobertos, mas será fundamental para o desempenho dos alunos em todas as disciplinas escolares”, completa Freitas. A competição contará com 200 participantes, todos alunos do ensino fundamental II e médio das escolas de Sorocaba e região.

A Copa de Foguetes de Garrafa PET utiliza materiais descartados e que podem ser reciclados, um dos incentivos do projeto. “O projeto todo de um foguete de garrafa de plástico tem um custo baixo e utiliza materiais que estão ao nosso alcance. Além disso, tem a questão da disputa que é muito legal”, diz o estudante Henrique Duarte, que também está coordenando o evento em Sorocaba. O estudante diz ainda que “um evento como esse tem a capacidade de mudar a vida das pessoas”.

No próximo dia 30, ocorrerá a segunda reunião do projeto, no Parque Tecnológico, onde também vai acontecer o treinamento para os docentes que acompanharão os estudantes que vão participar da competição.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos do novo coronavírus; número de mortes é de 432

Campinas declara toque de recolher com multa e detenção até em festas de família

Nova morte é confirmada em Sorocaba pelo novo coronavírus; total é de 44 óbitos

Anatel acata decisão judicial e vai retirar sigilo de ligações a partir de 2021

Incêndio em Nova York deixa 19 mortos, nove deles crianças

Elevador despenca do 9º andar de prédio e 4 pessoas morrem