Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Parque da Biodiversidade ganha mais 50 árvores em sua área externa

Arquivo / Agência Sorocaba
Postado em: 29/07/2020

Compartilhe esta notícia:

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” ganhou na última semana mais 50 exemplares arbóreos de espécies nativas, como ipê-branco, ipê-amarelo, aroeira-salsa, entre outras, na calçada da unidade, que está localizada na avenida Itavuvu. No início deste mês de julho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), já tinha realizado o plantio de outras 50 árvores no espaço ecológico.

Com uma área de cerca de 60 hectares, o Parque da Biodiversidade está situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 espécies arbóreas. Trata-se de uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

O Parque da Biodiversidade tem como função principal proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção. A unidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O PNMCBio está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e no momento não está aberto à visitação pública devido à pandemia da Covid-19. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Olavista vira secretário de Comunicação Institucional do governo Bolsonaro

Homem é preso em flagrante com 84 pistolas airsofts na rodovia Castello Branco

"Achei que todo mundo estava com raiva de mim", diz Lucas Penteado após BBB 21

Leilão de Imóveis, Veículos e equipamentos diversos com até 50% de desconto

Procon multa Serasa em R$ 125 mil por queixa de uma única pessoa

17º Bazar & Cia no Ipanema Clube