O período de inscrições para o vestibular da FUVEST está terminando. As inscrições se encerram ao meio-dia do dia 8 de outubro. Quem ainda está em dúvida em relação à carreira que pretende seguir pode considerar a empregabilidade de alguns cursos. Na área da saúde, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária se destacam como carreiras com mais postos de emprego e estabilidade. Segundo uma pesquisa recente do Instituto Semesp, que faz a análise de dados do ensino superior, esses cursos possuem, respectivamente, 80,4%, 78,8% e 76,6% de empregados após a conclusão da graduação.
A Tecnologia é outra área com altos índices de empregabilidade, com Gestão da Informação e Ciência da Informação com mais de 76% dos graduados conseguindo ingressar no mercado de trabalho.
Outras carreiras, apesar de não estarem com o mercado aquecido agora, possuem boas perspectivas para o futuro. A área ambiental, principalmente com o impacto das mudanças climáticas, prevê a abertura de 15 milhões de postos de trabalho na América Latina até 2030, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na atualidade, o Brasil já responde por 10% do total de empregos verdes do mundo. Cursos como Oceanografia e Engenharia Ambiental podem propiciar carreiras estáveis nos próximos anos. Engenharia de Minas e Engenharia de Petróleo também são opções com alta empregabilidade.
Há ainda áreas que enfrentam períodos de baixa formação profissional, como a Pedagogia. A tendência para os próximos anos no setor, inclusive, é de defasagem. Outra pesquisa do Instituto Semesp indica que até 2040 faltarão 235 mil docentes na educação básica. Para o diretor executivo da FUVEST, Gustavo Monaco, "a baixa formação atual deve significar uma valorização dos profissionais no futuro, pois haverá menor oferta de mão de obra qualificada".