20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pandemia "rejuvenesce" e lockdown é necessário, diz Fiocruz

Foto: Agência Brasil
Postado em: 27/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugeriu a adoção de medidas de restrição de circulação para conter o que chamou de “rejuvenescimento da pandemia”. Em boletim divulgado, a Fiocruz acredita que a covid-19 está afetando cada vez mais a população mais jovem.

 

As informaões são da Agência Brasil.

 

“O país se encontra em uma situação de colapso do sistema de saúde, ao mesmo tempo que a pandemia vem ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens. Diante desse novo cenário, os especialistas defendem a adoção de dois grupos de medidas interconectados. No primeiro grupo, as medidas urgentes, que envolvem a contenção das taxas de transmissão e crescimento de casos através de medidas de bloqueio ou lockdown”, diz a fundação.

 

De acordo com o boletim, as faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos têm sido mais atingidas pelo vírus. O aumento nos casos de covid nesses grupos foi de 565,08%, 626% e 525,93%, respectivamente. Além disso, a Fiocruz recomenda a vacinação da maior parte da população, aliada a medidas não farmacológicas, como restrição da circulação e de todos os serviços não essenciais, distanciamento físico e social, uso de máscaras e higienização das mãos.

 

“O ritmo lento em que se encontra a vacinação contribuí para prolongar a duração da pandemia e da adoção intermitente de medidas de contenção e mitigação”, dizem os pesquisadores do Observatório Fiocruz, responsáveis pelo boletim.

 

Vacinas

 

A Fiocruz informou também a entrega de mais um carregamento de vacinas para o Ministério da Saúde. Foram entregues nesta sexta-feira 728 mil doses. A entrega de hoje, somada à da semana passada, totalizam cerca de 1,8 milhão de doses entregues este mês. A partir de quarta-feira (31) estão previstas novas entregas, que completarão os 3,9 milhões de vacinas previstas até o fim da próxima semana.

 

A fundação também recebeu, na quinta-feira (25), uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), suficiente para a produção de 6 milhões de doses da vacina. Neste sábado (27), está previsto o recebimento de duas remessas de IFA, para mais 12 milhões de doses, além de mais uma remessa na próxima semana para 5 milhões de vacinas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saae Sorocaba manterá serviços essenciais e restringirá outros

O dom de servir cura o egoísmo e medo de amar - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Projeto Aviva Cultura destaca artistas de Sorocaba

Manga planeja enquete para que sorocabanos opinem sobre construção de nova rodoviária

Polícia Civil prende suspeito de estuprar as próprias filhas

VÍDEO - Manga diz que Sorocaba pode avançar para Fase Amarela nesta sexta-feira