26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Palestras "Luto na pandemia" serão transmitidas ao vivo pelo Youtube; veja as datas

Postado em: 20/04/2021

Compartilhe esta notícia:

O projeto "APOIAR USP" transmitirá gratuitamente, pelo Youtube, duas palestras que abordarão o tema "Luto na Pandemia", com as psicólogas e pesquisadoras Maria Júlia Kovács e Karina Fukumitsu, ambas referências na área de luto e suicídio.

Os eventos ocorrerão na sexta-feira (23), às 19h30, com participação de Maria Júlia Kovács, professora Sennior do Instituto de Psicologia da USP; membro fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte; e na segunda-feira (26), às 18 horas, com Karina Fukumitsu, Psicóloga; Pós-Doutorado em Psicologia; Psicopedagoga e Gestalt-terapeuta; Coordenadora da Pós-Graduação em Suicidologia (USCS); Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação em Gestalt-terapia e da Pós-Graduação Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada (UNICSUL). 


Veja mais abaixo


Palestra de Maria Julia Kovács


*"Luto na Pandemia"*


23/04, sexta-feira, às 19h30, pelo link:
174746883-170718411585220-5660164233919536088-n
 
 
Palestra de Karina Fukumitsu


*"Prevenção dos processos autodestrutivos e posvenção"*


26/04, segunda-feira, 18h, pelo link:

174528879-170718428251885-727327924505830226-n


As aulas ficarão gravadas, mas recomenda-se assistir ao vivo, pois ao final elas responderão às dúvidas que forem colocadas no chat.

 
Inscreva-se no canal:

 
 
 
Sobre Maria Julia Kovács 
 

"Fez graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Os temas de estudo e pesquisa são: morte, luto, bioética, formação de profissionais de saúde e educação. Concluiu livre docência em 2002 com a tese: Educação para a Morte: Desafio na formação de profissionais de saúde e educação. Coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP.

Desenvolvimento Humano e Tanatologia

Os meus projetos de pesquisa e docência têm relação com a área de tanatologia, estudo da questão da morte no processo de desenvolvimento do ser humano. Ministro disciplinas na graduação e pós-graduação abordando temas como representações e atitudes frente à morte, conceito e vivência de morte em crianças, adolescentes, adultos e idosos, experiências de perda/morte, separação e o processo de luto, comportamentos autodestrutivos e o suicídio, o paciente “terminal” e a questão da morte, o psicólogo e o trabalho como problema da morte na formação do psicólogo, bioética nas questões da vida e da morte. Atualmente tenho desenvolvido pesquisas na área de psico-oncologia, cuidados à pacientes gravemente enfermos e com profissionais de saúde que cuidam desses pacientes. Coordeno atualmente o Laboratório de Estudos Sobre a Morte – LEM. O Laboratório tem como um de seus objetivos a produção de filmes didáticos sobre o tema da morte.

Disciplinas

Graduação

  • Ações Comunitárias
  • Aconselhamento Psicológico
  • Estágio Supervisionado
  • Fundamentos Fenomenológico-Existenciais do Aconselhamento Psicológico
  • Prática de Pesquisa em Psicologia
  • Psicologia da Morte
  • Trabalho de Pesquisa em Psicologia

Pós-Graduação

A questão da morte nas instituições de saúde e educação

Extensão

Profissionais de saúde e educação: A morte na prática do seu cotidiano.

Laboratório

O estudo do tema morte sempre foi importante na Psicologia, principalmente numa época em que há uma proibição para falar do assunto e a negação da morte está muito presente. Para maiores informações acesse o site: http://www.lemipusp.com.br/

Projetos

A questão da morte nas instituições de saúde e educação. Do interdito à possibilidade de comunicação para profissionais de saúde e educação".


Sobre Karina Okajima Fukumitsu
 

"Curriculum Lattes

Psicóloga (CRP 06/43624-6), suicidologista, Gestalt-terapeuta, psicopedagoga. Pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia - USP, Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA.

Coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional e da Pós-graduação Morte e Psicologia: promoção da saúde e clínica ampliada da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

 

Podcaster do "Se tem Vida, tem Jeito". Administradora do grupo do Facebook “Suicídio: Prevenção e Posvenção no Brasil” e das páginas: “Enlutamento por suicídio no Brasil” e “Suicídio: Prevenção e Posvenção no Brasil”. 

Autora de livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.

Coeditora da Revista de Gestalt do departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae.

Participação nos Documentários: Connecting The Dots Film (Filmblanc);  Outros tempos Jovens (HBO Latin America em coprodução com a Pródigo Filmes); Ouvidos Calados; GNT segunda temporada da série Quebrando Tabu (Primeiro episódio - Depressão); GNT- Saia Justa; Bem-Estar (TV Globo); Depressão não é frescura (canal MOVA - Anderson Mendes); Processos autodestrutivos e Suicídio: Como lidar? (Soulme.health - Mariana Ferrão) e Série Setembro Amarelo da TV Cultura.

Palestrante sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.

Participou de ações das Campanhas de Prevenção do Suicídio do Colégio Bandeirantes (2018); Ministério Público Militar (Canal Mente Aberta); Ministério Público Federal (Procuradoria Geral da República); SECOM e Ministério Público Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Colaboradora da Revista Veja "Tragédia pelo WhatsApp"; Revista Piauí "Em nome do nada: O suicídio de jovens no Brasil"; Revista Isto é Independente: "O drama da automutilaçao"; Revista "Uma análise crítica sobre Suicídio Policial" Ouvidoria da polícia do Estado de São Paulo em parceria com CFP e CRP-SP.

 

Curadora e Organizadora dos eventos: Processos autodestrutivos e bem-estar na infância e adolescência” (Teatro Sérgio Cardoso - 30 de setembro de 2019); Suicídio: Quebrando Silêncios e Acolhendo a Vida (Unibes Cultural - 10 e 19 de setembro de 2018)."

 

Sobre o projeto APOIAR

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Corpo do ex-prefeito Theodoro Mendes está sendo velado no Paço

Saúde apura se brasileiro que desembarcou em SP com Covid tem a variante ômicron

Polícia de SP combate exploração sexual contra crianças na internet

COI anuncia Olimpíada de Tóquio para julho de 2021

Diante de número de mortes por coronavírus, Congresso decreta luto por três dias

Homem é preso em Sorocaba com R$ 1 mil em notas falsas