Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Padre Flávio alerta para novo registro de lotação 100% na UTI Covid da Santa Casa

Foto: divulgação
Postado em: 01/03/2021

Compartilhe esta notícia:

O padre Flávio Miguel Júnior, gestor da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba, alertou para um novo registro de lotação de UTIs destinadas a pacientes com covid-19. "A luzinha é vermelha de alerta", afirmou.


O pároco foi entrevistado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de segunda-feira (1). 

Segundo o padre, "hoje estamos praticamente 100% de ocupação. [Porém], não falta assistência. Não há nenhum paciente passando mal sem ter leitos", declarou. 

Conforme ele, "em toda a região metropolitana, a cidade de Sorocaba é a que está em melhores condições por sua gestão". O padre elogiou o trabalho que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) tem feito na área de saúde, ao conseguir mais leitos para atendimento aos munícipes, como os criados na UPH da Zona Leste este ano, por exemplo. 

Entretanto, ele chama atenção para a lotação de leitos nas Santas Casas da região. "Estamos subindo a cada semana. Sorocaba, não diferente do Brasil, insisto mais uma vez, e toda a região de Itu, São Roque, Tatuí, Itapetininga, estão com 100% de ocupação. Não é um problema de Sorocaba. Prova disso são os telefonemas que recebemos. Ontem recebi apelo desesperado por parte de Itu que não tinha mais leitos. [É um] problema geral", frisou. 

"Não se trata de um problema só de Sorocaba. O Brasil caminha para uma gigantesca onda que sobe, não está no platô. Depois que atinge certa fase, ela estabiliza numa superlotação para depois cair, mas nem no platô ainda estamos", disse. "Realmente o que estamos passando não é um problema [só] para cidade de Sorocaba, mas o colapso é em todo o Brasil". 


Covid e leitos em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 neste domingo (28), chegando ao total de 34.490. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 35.627 para 35.657 na cidade. Não houve registro de óbito com a confirmação da doença, mantendo-se o total em 757. A taxa de letalidade no município é de 2,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

Sorocaba recebeu a notificação de mais 30 casos confirmados da Covid-19 e 94 recuperados. Do total de confirmados, 66 estão internados (42 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 344.

A cidade apresentou aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus e que aguardam resultados, de 663 para 714. Entre os suspeitos, 67 estão internados em hospitais da cidade, sendo 41 em UTI. Há seis óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 87.330.

 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (28), no Hospital Estadual Adib Jatene nenhum leito clínico Covid está ocupado, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 100% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e sete estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 28 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 23,80% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, cinco possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 94,54%, o que representa 52 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 14 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (23 leitos ocupados dos 23 pactuados) e 90% dos de UTI (18 leitos ocupados dos 20 existentes). Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital encontram-se ocupados. O Samaritano possui 16 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 90% de ocupação, o que significa 18 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 93,33% dos leitos clínicos (14 leitos ocupados dos 15 pactuados).

 

Conscientização e combate à Covid-19

 

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motoristas têm pneus furados por ‘miguelitos’ ao passar em avenidas

Crespo envia à Câmara PL para criar mais 20 cargos com custo anual de R$ 722 mil

Prefeitura de Sorocaba traz de Brasília “Pacotão Social” de mais de R$ 20 milhões

Bebê engasgado é salvo por GCM´s e agentes da Urbes

Idoso é encontrado morto com diversas facadas no pescoço em Sorocaba

Manga tenta com Doria permitir comércio aberto por 18 horas