Atualizada às 17h42
Os pacientes que estiveram na Unidade de Pré-Hospitalar (UPH), da Zona Norte tiveram que aguardar várias horas para serem atendidos, na manhã desta segunda-feira (15). Falta de médicos e de organização estão entre as denúncias dos moradores.
De acordo com relatos, após o cadastro os pacientes eram encaminhados para salas de espera, muitos tiveram que aguardar por aproximadamente cinco horas para receber o primeiro atendimento. “No setor de pediatria tem apenas um médico atendendo, isso tem que mudar”, reclamou uma paciente que prefere não ter a identidade revelada.
Pelas imagens que nos foram encaminhadas é possível ver o acúmulo de pacientes nos corredores da unidade de saúde. Muitos não tinham onde sentar e foram obrigados a aguardar em pé pelo atendimento no corredor da UPH.
Uma paciente que aguardava para passar pela pediatria informou que a ficha da filha dela foi perdida. “Estava aguardando a horas, quando fui questionar o porquê da demora, não encontram minha ficha”, lamentável.
Outro morador informou que a superlotação na UPH é frequente. “Essa situação é comum. Todos os dias as salas estão lotadas e os pacientes são obrigados esperar horas e horas o atendimento médico”.
Por outro lado, a Prefeitura de Sorocaba informa que as denúncias não procedem e esclarece que, “a UPH (Unidade Pré-hospitalar) Norte conta com oito médicos em seu plantão, sendo seis clínicos e dois pediatras. Nesta segunda-feira (15) o movimento foi intenso, mas o tempo médio de espera pela consulta médica foi de duas horas e foram realizadas 472 consultas, entre atendimento médico adulto, pediátrico e odonto”