27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Outono começa com calorão e chuvas moderadas pelo país

Postado em: 20/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Com o fim do verão, o outono entra em cena no hemisfério sul a partir das 18h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20).


A nova estação marca a transição entre os climas chuvoso e quente do verão e frio e seco do inverno.


No período, as madrugadas devem ficar mais frias, e os dias, mais frescos, mas essa ainda não deve ser a tônica deste início de semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Dias de calor intenso com chuvas moderadas entre a tarde e a noite são aguardados.


SUL


Porto Alegre deve ter uma segunda-feira com termômetros oscilando entre os 23°C e 34°C. Apesar do clima quente, os gaúchos da capital podem necessitar da companhia de seus guarda-chuvas a partir da tarde, quando são previstas pancadas de chuva.


Para a terça-feira (21) porto-alegrense, a expectativa é de menos calor, com máxima de 29°C. Já a mínima oscila para cima, ficando em 24°C. O dia deve ser nublado desde as primeiras horas da manhã, com chuvas isoladas durante a tarde.


A tendência é a mesma em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Nesta segunda-feira, a mínima fica em 23°C e a máxima em 31°C. Há possibilidade de chuvas moderadas à noite.


Na terça-feira, a mínima se mantém em 23°C, com a máxima oscilando 1°C e indo a 32°C. Deve chover durante a tarde.


Já em Curitiba, a segunda-feira terá madrugada mais fria, com mínima de 17°C, mas, no decorrer do dia, a máxima deve chegar a 28°C. Não deve chover. Para terça-feira, a previsão é de termômetros oscilando entre 18°C e 28°C e chuvas isoladas.


SUDESTE


Após dias de temporais que provocaram alagamentos em diversas regiões, a cidade de São Paulo deve ter início de semana marcado por pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Inmet. O calor, como nos últimos dias, segue firme.


Esta segunda-feira deve ter mínima de 17°C e máxima de 31°C, em um dia com pancadas de chuva, não mais que 12 mm, a partir da tarde.


Já na terça-feira (21), mínima e máxima sobem 1°C, indo a 18°C e 32°C, com o sol dando as caras durante a manhã, e chuvas entre a tarde e a noite. São esperados 10 mm.


Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de enredo similar ao paulistano. Para esta segunda-feira, a expectativa é que shorts e regatas sejam muito exigidos. A máxima vai a 34°C, com mínima de 22°C. À tarde, podem acontecer pancadas isoladas.


O calor não deve dar trégua também na terça-feira, dia em que a máxima vai a 35°C, com mínima de 21°C. Tarde e noite devem ser nubladas, e chuvas isoladas podem acontecer nos períodos.


Quem mora em Belo Horizonte vai, conforme o Inmet, necessitar da companhia de um guarda-chuva durante toda esta segunda-feira. O dia deve ser tomado por pancadas de chuva e trovoadas, mas ainda bem quente, com máxima de 29°C e mínima de 17°C.


O tempo fica firme na terça-feira, quando, em meio a poucas nuvens, o Sol deve ser soberano. Os termômetros variam entre 17°C e 30°C.


Em Vitória, capital do Espírito Santo, a semana útil tem início com muitas nuvens encobrindo o Sol, o que não significa um clima mais fresco para o capixaba. A máxima vai a 33°C, e a mínima fica em 22°C. Não deve chover.


Desde as primeiras horas da manhã, a terça-feira segue quente e bastante nublada, com a máxima se mantendo em 33°C e a mínima em 21°C. A possibilidade de chuva é mínima, afirma o Inmet.


CENTRO-OESTE


Brasília deve ser a capital com temperaturas mais amenas do país. A previsão é de termômetros oscilando entre os 17°C e 26°C nesta segunda-feira; na terça-feira, entre 18°C e 26°C. Há expectativa de chuva desde as primeiras horas de ambos os dias.


Já Goiânia pode esperar dois dias de temperaturas entre os 20°C e 30°C, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.


Um pouco mais ao oeste, Cuiabá, capital de Mato Grosso, deve ter dias marcados por trovoadas e pancadas de chuva. Nestas segunda e terça-feira, máximas ficam em 29°C, com a mínima em 23°C.


A cidade de Campo Grande também deve ser atingida por pancadas acompanhadas de trovoadas entre segunda, com mínima de 22°C e máxima de 30°C, e terça-feira, quando os termômetros devem marcar mínima de 20°C e máxima de 32°C.


NORDESTE


O Nordeste brasileiro terá, conforme previsão, dias de climas similares em suas capitais. Nesta segunda-feira, vai dar praia em Salvador, com máxima de 29°C e uma das mínimas mais altas do país, 25°C.


Na terça-feira, a mínima soteropolitana oscila 1°C, indo a 24°C, com a máxima se mantendo em 29°C.


29°C também deve ser a máxima entre estas segunda e terça-feira em Recife, João Pessoa e São Luís, com as mínimas variando entre 24 e 25°C. Já Aracaju, Natal, Fortaleza não marcam mais de 28°C, com as mínimas se mantendo entre 24 e 25°C.


Destoam Teresina e Maceió. Na primeira, a máxima chega a 31°C; na segunda, a 30°C. Pode chover à tarde em todas as capitais, com risco de trovadas isoladas.


NORTE


Ao norte, Manaus pode esperar um primeiro dia útil da semana muito úmido e quente. Os termômetros da capital amazonense devem oscilar entre 23°C e 32°C, com pancadas de chuva desde a manhã.


Na terça-feira, o Sol não deve dar as caras em razão da abundância de nuvens, mas o calorão continua. Máxima de 33°C e mínima de 23°C.


Belém, no Pará, segue linha similar. Neste dia de transição entre estações, são esperadas mínima de 23°C e máxima de 32°C. Nada muda na terça-feira. Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em ambos os dias. A situação é igual em Rio Branco.


Em Macapá, as mínimas se mantêm em 23°C, mas as máximas variam entre 31°C e 32°C. Chove moderadamente à tarde em ambos os dias. O mesmo acontece em Porto Velho.


Palmas, segundo o Inmet, terá máxima de 28°C nesta segunda e 29°C na terça-feira. As mínimas ficam em 21°C e 22°C. Os dias devem ser nublados, com pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas, entre a tarde e a noite.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil prende responsável por distribuição de anabolizantes em Sorocaba

Hospital de Campanha já atendeu 195 pacientes e teve 107 altas

Sorocaba terá nova equipe adulta de vôlei feminino em 2021

Justiça autoriza aborto em menina de 10 anos grávida após estupro no Espírito Santo

Lula "comemora" aparecimento do coronavírus: "Ainda bem que esse monstro veio"; Veja vídeo

Mulher trans de 21 anos é morta a pauladas em área nobre